A próxima atração do projeto Brasil Interior é a cantora e compositora Ana Clara Matielo, que se apresenta na quinta-feira, dia 29 de maio, às 20h, no Teatro do Sinduscon-RS (Av. Augusto Meyer, 146). O repertório terá clássicos do samba e músicas autorais, costurando elementos da música regional e da cancioneira de protesto contemporânea.
Ao seu lado, estarão Mathias Pinto (violão), Fábio Azevedo (cavaquinho), Rafael Rodrigues (percussão), Giovani Berti (percussão), Zalmir Chwartzmann (percussão), Marcelo Moyses (clarinete), César Franarin (sax) e Bruno Silva (trompete), que formam a banda do projeto.
Mestra em etnomusicologia, Ana Clara Matielo traz, em suas composições, paisagens estéticas e afetivas que atravessam o corpo-território do sul, unindo sonoridades, memórias e lutas em uma experiência musical potente e sensível.
Lançou seu primeiro EP, Clara, em 2021, pela ILU AKIN Produções. No ano seguinte, apresentou o espetáculo Rama: o silêncio pede milonga, com arranjos camerísticos, contemplado por festivais como o FEMUNP (2024) e o Circula SESC (2025). Premiada como Melhor Compositora Regional no Prêmio Açorianos de Música (2024), é também arte educadora e palestrante, abordando temas como música, gênero e regionalidades. Em 2024, lançou ao lado de Carol Mendes a performance Mande Kuna: corpos d’água, que une arte sonora e movimento na vivência de corpas originárias em contexto urbano. Atualmente, está em processo de gravação de seu primeiro disco solo, Cornelias, que reúne canções sobre feminismos, natureza, corpo e território.
O Projeto Brasil Interior está em sua 12ª edição. Ao longo do ano, serão dez shows gratuitos, sempre na última quinta-feira do mês, às 20h, no Teatro Sinduscon-RS, celebrando a diversidade da música brasileira. A curadoria é do compositor e violonista Mathias Pinto.
O Brasil Interior busca enaltecer os gêneros musicais brasileiros, promovendo apresentações que destacam a diversidade cultural do país, explorando ritmos como Carimbó, Choro, Ciranda/Coco, Boi, Forró, Maxixe, Frevo Canção, Partido Alto, Milonga e Samba.
Além dos shows, a iniciativa prevê dez oficinas gratuitas na Escola Estadual Júlio de Castilhos, intituladas Música de Nossa Gente. Coordenadas por Gabriel Maciel, Alexandre Susin e a Banda Sindusom, as atividades promovem a educação cultural entre os jovens, oferecendo uma imersão na história e evolução da música brasileira.
A proposta reforça a importância da democratização do acesso à cultura, proporcionando espetáculos de qualidade para a comunidade e incentivando a formação de novos públicos. Além disso, fortalece a cena cultural de Porto Alegre, conectando diferentes gerações de artistas e apreciadores da música popular brasileira.
27/03 – Dida Larruscain
24/04 – Maria Alice
29/05 – Ana Clara Matielo
26/06 – Amanda Gabanae
31/07 – Roberta Argiles
28/08 – Ariane Wink
25/09 – Pietra Keiber
30/10 – Jessica Loks
27/11 – Renata Miranda
17/12 – Belle Motin
Com 12 anos de atuação, o projeto de shows do Teatro Sinduscon-RS consolida-se como uma das iniciativas culturais mais longevas do estado. Desde sua criação, já foram realizadas mais de 80 apresentações, reunindo mais de 100 artistas. O palco do Sinduscon-RS tornou-se referência na valorização de talentos locais, muitas vezes sendo o primeiro espaço teatral de novos artistas.
Criado dentro do programa Construção Cultural, o projeto demonstra o compromisso do Sinduscon-RS com a promoção da arte e da cultura. Além dos shows, o projeto sempre incentivou a formação de público e o acesso democrático à música brasileira, oferecendo oficinas gratuitas para escolas municipais e estaduais em diferentes edições.
29 de maio de 2025, às 20h
Teatro Sinduscon-RS (Av. Augusto Meyer, 146)
Entrada franca
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
Para acompanhar mais informações e o histórico do projeto, acesse instagram.com/