Assessoria de Imprensa para Empresas e Organizações

Nossos Serviços em Assessoria de Imprensa

A Dona Flor Comunicação trabalha com assessoria de imprensa desde 2011. Nesses anos todos, já contamos centenas de histórias inspiradoras que ganharam as páginas de jornais, entrevistas e reportagens em rádios, tevês e portais. Criamos pontes entre clientes e jornalistas e, por meio deles, com toda a sociedade. Clique aqui para saber mais sobre o que pensamos de assessoria de imprensa.

Produzimos conteúdo jornalístico relevante para dar visibilidade para organizações, marcas, pessoas ou projetos na mídia. O objetivo é obter inserções de notícias, reportagens, matérias ou entrevistas em veículos da imprensa. Este trabalho envolve, ainda, planejamento e realização de ações de relacionamento com jornalistas, formadores de opinião e influenciadores digitais.

Como destacamos sua empresa, marca ou projeto na mídia

Planejamento de divulgação

Antes de iniciarmos o trabalho de assessoria de imprensa, é importante planejar. Definir qual será a pauta, de que forma ela será narrada e a quais veículos ela pode interessar. O planejamento da divulgação, em assessoria de imprensa, é o primeiro passo. É neste momento que se define o que será comunicado, para quem, de que forma, quando e quem serão as fontes.

Criação de mailings segmentados

Para cada projeto, criamos e segmentamos mailings específicos. Temos contatos de jornalistas e formadores de opinião em todo o país, seja em impressos, rádios, TVs ou online. Mas, para cada assunto, definimos um público. Mais do que quantidade, vale investir em qualidade. Ou seja: em vez de disparar para todo mundo, escolhemos as pessoas certas, aquelas que irão aproveitar a pauta da melhor maneira em seus veículos.

Releases, notas e sugestões de pauta

Em assessoria de imprensa, não basta ter bons contatos. É preciso saber identificar uma pauta e transformar em notícia. E para isso, escrever um bom release, nota ou sugestão de pauta é fundamental. O conteúdo precisa ser jornalístico e deve ser escrito nos padrões que a profissão exige para atrair a atenção dos veículos de imprensa.

Contatos com os principais jornalistas e formadores de opinião do país

Ter contatos e bom relacionamento com jornalistas e formadores de opinião é fundamental para uma assessoria de imprensa. Mais do que enviar o release por email, é preciso conversar, discutir sobre a pauta e sobre os espaços. E, para isso, o relacionamento é a chave. E ele não nasce de um dia para o outro. Ele se conquista com anos de trabalho, pautado em transparência, informação, comprometimento e, principalmente, credibilidade.

Agendamento de entrevistas

Quando a pauta é boa, ela pode render mais do que uma nota na imprensa. A assessoria de imprensa precisa estar atenta aos espaços da mídia, acompanhar as editorias e ter contato com produtores para aproveitar oportunidades, oferecendo o cliente como fonte e agendando possíveis entrevistas.

Acompanhamento de eventos, atendimento à imprensa e organização de coletivas

O assessor de imprensa também pode acompanhar eventos, realizar credenciamentos, recepcionando e atendendo jornalistas no local, auxiliando o trabalho de entrevistas, coberturas fotográficas e de vídeo. Em alguns casos, é necessário organizar coletivas de imprensa para transmitir alguma informação a diversos jornalistas ao mesmo tempo. O assessor de imprensa é o profissional capacitado para planejar e realizar esse tipo de evento.

Criação de press-kits e ações de relacionamento

Dependendo do caso, pode ser necessário produzir e entregar press-kits ou realizar alguma ação de relacionamento com jornalistas, formadores de opinião e influenciadores digitais. A assessoria de imprensa planeja e executa esse trabalho, planejando ações criativas, delimitando as pessoas que irão receber o material e coordenando todo o processo de produção e envio.

Clipagens

A clipagem é parte fundamental do trabalho de assessoria de imprensa. Mais do que comunicar, é necessário acompanhar e consolidar os resultados. Ao longo do processo de divulgação, é feito um monitoramento diário do cliente na mídia e, ao final do trabalho, envia-se um relatório completo, contendo todos os espaços e inserções obtidos.

Quer destacar sua empresa na mídia?

ENTRE EM CONTATO