Sob regência e direção artística de Edu Martins, o espetáculo gratuito une orquestra sinfônica e linguagem jazzística para reinterpretar a obra de Chico Buarque e Edu Lobo em apresentação inédita em Porto Alegre no dia 29/5. Participação dos cantores Thiago Ramil e Marilia Piovesan e do ator Eduardo Lopes.
No dia 29 de maio, às 20h, a orquestra Simjazz apresenta o espetáculo O Grande Circo Místico – Uma extraordinária jornada de paixão e transformação no Salão de Atos da PUCRS, em Porto Alegre, com ingressos gratuitos. A montagem, que propõe uma releitura em linguagem sinfônico-jazz da obra de Chico Buarque e Edu Lobo, marca o ponto alto da trajetória do grupo, formado por 30 músicos com formação clássica e jazzística. A partir deste espetáculo, a intenção é consolidar uma série de concertos com programação própria para formação de público e plateia, explorando novas possibilidades de diálogo entre gêneros musicais e aproximando o repertório popular brasileiro da linguagem orquestral contemporânea.
Originalmente concebida como ballet em 1983, O Grande Circo Místico foi inspirada no poema homônimo de Jorge de Lima e narra a saga da família circense Knieps. Combinando elementos de fantasia e realidade, amor e tragédia, a trama é conduzida por composições que se tornaram referências da música brasileira. A Simjazz propõe novos arranjos para essas peças, com regência, arranjos e direção artística de Edu Martins, que destaca o potencial expressivo do jazz como forma de renovação estética da obra. “Nossa proposta é trazer O Grande Circo Místico para um novo contexto, mantendo sua essência poética, mas adicionando as cores e texturas únicas que o jazz pode oferecer.”
Um dos momentos centrais do concerto será a interpretação da canção Beatriz, conhecida pela delicadeza melódica e pelas imagens poéticas da letra. A proposta da Simjazz é destacar as nuances harmônicas da composição por meio de arranjos sofisticados e improvisações características do jazz.
O espetáculo contará com participação dos cantores Thiago Ramil e Marilia Piovesan. Ramil, indicado ao Latin Grammy, traz a experiência de uma carreira consolidada na MPB. Piovesan é uma jovem cantora com apenas 25 anos e um talento superlativo. Representa o futuro luminoso da interpretação musical no Brasil, destacando-se por uma rara combinação de técnica vocal apurada, profundidade interpretativa e uma musicalidade contagiante. A presença dos dois solistas simboliza o encontro entre tradição e renovação na cena musical brasileira.
O ator Eduardo Lopes interpretará o apresentador do circo e será o fio condutor da narrativa, acompanhando a trajetória do personagem Frederico, protagonista da história.
Viabilizado por meio do Ministério da Cultura – Governo Federal, via Lei Rouanet, o projeto conta com patrocínio da Pasteur Cosmiatria e apoio cultural do Instituto de Cultura da PUCRS, TVE e FM Cultura.
A experiência será complementada por elementos cênicos e visuais. Projeções mapeadas transformarão o palco ora uma vibrante tenda de circo, ora paisagens místicas envolventes, e a iluminação será sincronizada com os movimentos musicais, criando atmosferas que acompanham a narrativa. “O que buscamos com este espetáculo é mais do que uma simples apresentação musical”, afirma Martins. “Queremos criar uma experiência imersiva que faça o público refletir sobre os altos e baixos da vida, sobre a busca pelo amor e pelo significado, temas tão belamente explorados por Chico e Edu.”
Complementando a experiência sensorial do espetáculo, o Foyer do Salão de Atos da PUCRS será ocupado por pinturas de grandes dimensões da artista Lilian Maus. Nascida em Salvador e residente entre Porto Alegre e Osório, Lilian é artista visual e professora da UFRGS, com vasta trajetória internacional. Suas obras exploram a paisagem cultural e a memória dos espaços através de uma estética multimídia.
As pinturas expostas retratam cenários oníricos que dialogam com os temas do espetáculo: memória, transmutação e travessia. Com forte carga alegórica e poética, suas obras convidam o observador a mergulhar num universo sensível e introspectivo.
Logo após o concerto, o público é convidado a permanecer no teatro para uma mini conferência com Edu Martins e o psicanalista Raul Hartke, com mediação de Ricardo Barberena. O encontro, com duração de até 40 minutos, propõe um diálogo entre arte, psicanálise e experiência humana, refletindo sobre temas presentes na narrativa do espetáculo, como paixão, desejo e busca por sentido.
O Grande Circo Místico – Uma extraordinária jornada de paixão e transformação
Data: 29 de maio de 2025
Local: Salão de Atos da PUCRS – Porto Alegre
Horário:
20h – Concerto
21h45 – Mini conferência com Edu Martins e Raul Hartke
Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/
Paulistano radicado em Porto Alegre, Edu Martins é baixista, compositor, arranjador e diretor artístico da Simjazz. Sua carreira é marcada por colaborações com nomes como Milton Nascimento, Guinga, Gal Costa e George Benson, além de um estilo ousado que combina jazz, música brasileira e poesia. Reconhecido por sua habilidade de criar tensões musicais profundas e envolventes, Martins assume a liderança deste espetáculo como criador e condutor de uma jornada sonora transformadora.
Formada por 30 músicos, a Simjazz Orquestra oferece um tratamento sinfônico à música popular brasileira. Embora seu nome contenha a palavra “jazz”, simbolizando energia, vanguarda e liberdade, o foco principal da Simjazz é valorizar o vasto repertório brasileiro em suas diversas expressões. A orquestra fundamenta seu trabalho nas obras de ícones da música popular brasileira, incluindo Pixinguinha, Ari Barroso, Tom Jobim, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Djavan e Caetano Veloso, entre outros.
Apesar de sua juventude, a Simjazz já dividiu o palco com nomes proeminentes da música brasileira como Samuel Rosa, Chico César, Vitor Ramil e Ernesto Fagundes. Sob a direção artística, arranjos e regência do renomado músico Edu Martins, cuja carreira inclui performances ao lado de artistas como Guinga, Milton Nascimento, George Benson, Cesar Mariano e Gal Costa, a Simjazz ganha dimensão ainda mais profunda. Martins traz consigo uma vasta experiência e uma visão artística que eleva o projeto a novos patamares.