Paipe desenvolve marketplace de algoritmos de inteligência artificial

Publicado em: 16/03/2020

Paipe – empresa de tecnologia de Campo Bom (RS) lança a Alg OS – uma plataforma de algoritmos de inteligência artificial que oferece soluções para diversas áreas da indústria. Calçados Beira Rio é a primeira empresa a utilizar o serviço

Paipe lança a Alg OS – uma plataforma que oferece soluções para diversas áreas da indústria.

Paipe lança a Alg OS – uma plataforma que oferece soluções para diversas áreas da indústria.

O que vem a ser um marketplace de algoritmos de inteligência artificial? Em outras palavras, é uma loja de algoritmos. Uma plataforma na web que funciona como um mercado, concentrando várias soluções, que podem ser adquiridas pelo cliente, conforme sua necessidade.

Essa é a premissa da Alg OS, desenvolvida pela Paipe – empresa de tecnologia de Campo Bom (RS). Voltado para indústrias, o produto foi criado com o objetivo de automatizar processos e obter mais eficiência e produtividade, além de fornecer informações sobre perfil de consumo de clientes e comportamento de vendas, permitindo que as indústrias antecipem as tendências do mercado. A primeira empresa a contratar o serviço foi a Calçados Beira Rio – líder no segmento de calçados e uma das maiores fabricantes brasileiras.

“A partir de demandas identificadas em diversos segmentos da indústria, criamos uma plataforma para solucionar problemas e melhorar processos. A Calçados Beira Rio, cliente de longa data, está investindo em inteligência artificial para identificar oportunidades e, através de um núcleo de inovação, vem ajudando a validar esses algoritmos que visam, principalmente, reforçar a preocupação constante com os varejistas, identificando oportunidades de como melhorar a performance de venda de seus produtos ao consumidor final, além de pensar em estratégias de como otimizar a cadeia produtiva juntos aos seus fornecedores” , destaca Marcelo Dannus, CEO da Paipe.

As soluções disponíveis nesse marketplace podem ser úteis não só para o setor calçadista, reforça Dannus. “Trata-se do mesmo algoritmo, a mesma matemática adaptada as necessidades do cliente. Nossa intenção, agora, é levar a Alg OS para o mercado, mostrando para demais segmentos da indústria as funcionalidades da plataforma”, acrescenta.

A Alg OS disponibiliza uma série de soluções para as áreas financeira, comercial, cadeia logística, produção, marketing e produto. Essas soluções são algoritmos potentes de machine learning. Ou seja: sistemas capazes de aplicar regras lógicas (como reconhecer padrões, chegar a conclusões e aprender automaticamente com as decisões tomadas pelos usuários) a um conjunto de dados disponíveis para resolver problemas.

Como funciona?

A proposta é que a empresa acesse a plataforma (SaaS – serviço como serviço), através de uma loja (marketplace), conheça os algoritmos, experimente durante um período de avaliação aqueles que achar mais interessante para seu negócio e, a partir de então, a empresa poderá contratar a solução pagando um valor recorrente por aquele determinado algoritmo, como forma de licença mensal.

As indústrias interessadas em conhecer a Alg OS, podem solicitar uma demonstração, pelo site: http://paipe.co/algos/

Entre as funcionalidades que a Alg OS oferece, estão:

– Previsão da cotação do dólar: com essa funcionalidade, é possível saber qual é o melhor momento para fechamento de câmbio ou negociar papeis no mercado externo, através de um infográfico. Se para muitas indústrias há uma dificuldade em fechar negócios com maior lucratividade em função da oscilação constante do dólar; agora esse algoritmo proporciona uma previsão mais acertada, o que contribui para tomadas de decisões estratégicas, reduzindo as perdas e aumentando os ganhos, em função de saber o melhor momento da venda e da compra.

– Score de clientes: o algoritmo gera um ranking de classificação de acordo com o relacionamento de negócio que tem com a empresa, com base em diversas métricas, como volume de venda e inadimplência, por exemplo. Com isso, a empresa pode ter melhor desempenho ao criar estratégias comerciais e ser assertiva na criação das campanhas, por exemplo. Também traz mais eficiência na análise de crédito e até identificação de potenciais inadimplentes.

– Central de atendimento: Robôs para automatização de processos, tais como automatização para envio da segunda via de boletos. Com isso, as empresas podem alocar o colaborador que realizava esse trabalho manualmente em outras funções, além de conferir mais agilidade ao processo.

– Forecast: análises preditivas de venda de produtos. A análise preditiva serve para prever eventos, números e analisar tendências futuras. Neste caso, através do histórico de vendas e notícias do mercado, pode-se prever e sinalizar, para as áreas comercial, desenvolvimento e pesquisa, quando uma linha de produto apresentará tendência de queda nas vendas, apoiando na tomada de decisões com maior antecedência.

 Sobre a Paipe

Com 6 anos de trajetória, a Paipe é uma empresa de tecnologia de Campo Bom (RS). Atua em duas frentes: outsourcing (mão de obra locada no cliente) e desenvolvimento de produtos de inteligência artificial e machine learning (como uma fábrica de softwares) a partir da demanda de clientes ou de necessidades identificadas na indústria de um modo geral. O foco é levar inovação para empresas da região, desde o ramo calçadista, agronegócio, manufatura, tecnologia, alimentício, entre outros. Entre os clientes da Paipe, estão a Calçados Beira Rio e Hygra.

A Dona Flor responde pela assessoria de imprensa da Paipe. Confira todas as notícias que já publicamos sobre a empresa.

algoscalçados beira rioindústriaInteligência ArtificialPaipeStartuptecnologia