Orquestra de Câmara da Ulbra executa Magnificat, de Tomaso Albinoni, pela primeira vez em Porto Alegre

Publicado em: 25/11/2014

Sob a regência de Tiago Flores, Orquestra da Ulbra será a primeira a executar a rara composição de Albioni no último concerto da temporada 2014. Apresentação com entrada franca será no domingo (7/12), às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil

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Porto Alegre terá uma oportunidade inédita de audição no próximo Domingo Clássico Juvenil. Será a primeira vez que uma orquestra executa a obra Magnificat, de Tomaso Albinoni (1671-1745) em Porto Alegre.

– Nós fizemos um esforço, pois é uma partitura difícil de conseguir e de uma beleza igualmente rara! Vai ser um concerto muito bonito! – entusiasma-se Tiago Flores, maestro da Orquestra de Câmara da Ulbra.

O espetáculo, que marca o encerramento da Temporada 2014 da Orquestra, ocorre no domingo (7/12), às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil, com entrada franca. Além da composição de Albinoni, haverá a execução de outra versão de Magnificat, escrita por Giovanni Battista Pergolesi (1710-1736); e dois Concertos Grossos (Op. 3 Nº 4 in F major e Op. 3 Nº 5 in D minor), de Georg Friedrich Händel (1685-1759). Tudo isso com a participação do Vocal Takt e dos solistas Ana Carolina Sant’ Anna (contralto), Caroline Abreu (soprano), Daniel Germano (baixo), Lucas Alves (tenor) e Suelen Scholl Matter (soprano), além de Viktoria Tatour (oboé) e Eduardo Knob (cravo).

Magnificat, também conhecida como Canção de Maria ou Canto de Maria, é um cântico entoado ou recitado frequentemente na liturgia dos serviços eclesiásticos cristãos. O texto do cântico vem diretamente do Evangelho segundo Lucas, onde é recitado pela Virgem Maria, na ocasião da visitação de sua prima Isabel. Na narrativa, após Maria saudar Isabel, que está grávida com aquele que será conhecido como João Batista, a criança se mexe dentro do útero de Isabel. Quando esta louva Maria por sua fé, Maria entoa o Magnificat como resposta.

Tomaso Giovanni Albinoni foi um compositor Barroco italiano, nascido na República de Veneza. Famoso em sua época como compositor de óperas, atualmente é mais conhecido por sua música instrumental, parte da qual é regularmente regravada. Massificou sua música, mas graças a seu talento melódico e estilo pessoal foi tão popular na época quanto Arcangelo Corelli e Antonio Vivaldi. Grande parte de seu trabalho foi perdido na Segunda Guerra Mundial, com a destruição da Biblioteca Estadual da Saxônia, durante o bombardeio de Dresden, em fevereiro de 1945. Por isso, pouco se sabe sobre seu trabalho a partir de meados da década de 1720.

Giovanni Battista Pergolesi foi um compositor, organista e violinista italiano de óperas e música sacra do período Barroco. Sua imagem cristalizou-se ao longo dos séculos com base em poucas obras. É considerado por muitos especialistas como o “pai” da ópera cómica. Só recentemente é que foi recuperada toda a extensão da sua obra, através de um exaustivo trabalho de investigação, realizado a nível internacional. As suas obras sacras são caracterizadas pela solenidade e imponência, mas também pelo intimismo comovedor, onde o sagrado é entendido como fonte de experiência emocional e a divindade se revela através da tensão e da plenitude do sentimento.

Georg Friedrich Händel foi um célebre compositor da Alemanha, naturalizado cidadão britânico em 1726. Sua vasta produção compreende mais de 600 obras, muitas delas de grandes proporções, entre elas dezenas de óperas e oratórios em vários movimentos. Sua fama em vida foi enorme, tanto como compositor quanto como instrumentista, e mais de uma vez foi chamado de “divino” pelos seus contemporâneos. Sua música se tornou conhecida em muitas partes do mundo, foi de especial importância para a formação da cultura musical britânica moderna, e desde a metade do século XX tem sido recuperada com crescente interesse. Hoje ele é considerado um dos grandes mestres do Barroco musical europeu.

VOCAL TAKT

O Vocal TAKT, formado por cantores profissionais, iniciou suas atividades no início de 2014, com o intuito de fazer obras vocais, buscando excelência na execução musical. Sob direção do maestro Tiago Flores, o grupo desenvolve repertório variado, mostrando diferentes estilos e épocas, aproximando as músicas clássica e popular, e quebrando barreiras entre os diferentes universos sonoros. Deste hibridismo musical, o vocal TAKT tem construído um resultado sonoro particular e que caracteriza a sua identidade musical.

TIAGO FLORES

Tiago Flores é o atual diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul sob a orientação de Arlindo Teixeira, especializou-se em regência orquestral em São Petersburgo (Rússia) com Victor Fedotov. Participou de cursos, oficinas e festivais com Kurt Redel (Alemanha) e Lutero Rodrigues e venceu o concurso Jovens Regentes promovido pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). Como regente convidado atuou à frente de orquestras como Filarmonica de Montevidéu(Uruguai), Orquestra de Câmara de Caracas (Venezuela), Orquestra Sinfônica do Estado do México (México), Solistas di Napoli (Itália), Orquestra Sinfônica de Grosseto (Itália), Kaerten Sinphonie Orchestra (Áustria) e Orquestra de Câmara da Lituânia. No Brasil regeu a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional (Brasília), Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra de Câmara de Blumenau, Orquestra Sinfônica da UCS, Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho (Fortaleza) e Orquestra Sinfônica do Mato Grosso.  Foi diretor artístico da OSPA entre 1999 e 2001. Regente da Orquestra de Câmara da ULBRA desde sua fundação, vem recebendo inúmeros elogios da crítica especializada, destacando-se como grande incentivador da nova música e tendo contribuído, em muito, para o reconhecimento do conjunto como um dos melhores do gênero no país. Recebeu o prêmio Melhores da Cultura 2005, conferido pela Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, prêmio Açorianos de Melhor CD Instrumental em 2006, e premio Açorianos de Melhor Espetáculo 2008 com o Show “Beatles – Magical Classical Tour”.

DOMINGO CLÁSSICO JUVENIL

ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA

Quando: Domingo, dia 7 de dezembro, às 19h

Onde: Associação Leopoldina Juvenil (Rua Marquês do Herval, 280)

Entrada Franca*

*Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário que beneficia a AACD, sugere-se a doação de agasalhos, alimentos não perecíveis, brinquedos, produtos de higiene e limpeza e equipamentos de informática.

PROGRAMA

GEORG FRIEDRICH HÄNDEL (1685-1759) – Concerto Grosso Op. 3 Nº 4 in F major (HWV 315)

TOMASO ALBINONI (1671-1745) – Magnificat

Solistas: Caroline Abreu (Soprano), Ana Carolina Sant’ Anna (Contralto), Lucas Alves (Tenor), Daniel Germano (Baixo), Vocal TAKT

INTERVALO

GIOVANNI BATTISTA PERGOLESI (1710-1736) – Magnificat

Solistas: Suelen Scholl Matter (Soprano), Ana Carolina Sant’ Anna (Contralto), Lucas Alves (Tenor), Daniel Germano (Baixo), Vocal TAKT

GEORG FRIEDRICH HÄNDEL (1685-1759) – Concerto Grosso Op. 3 Nº 5 in D minor (HWV 316)

Oboé – Viktoria Tatour

Cravo – Eduardo Knob

Regência – Tiago Flores

Associação Leopoldina JuvenildestaqueDomingo Clássico JuvenilGeorg Friedrich HändelGiovanni Battista Pergolesimaestro Tiago FloresMagnificatOrquestra de Câmara da ULBRAOrquestra ULBRATemporada 2014Tomaso AlbinoniVocal TAKT