Orquestra de Câmara da ULBRA e Hique Gomez no Domingo Clássico Juvenil

Publicado em: 15/07/2014

Concerto apresentará criações e releituras musicais em forma de tango no domingo (27/7), às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil, com entrada franca

HIQUE_foto paula Fiori (800x533)

Foto Paula Fiori

O multi-instrumentista, arranjador, compositor e ator Hique Gomez é a atração da próxima edição do Domingo Clássico Juvenil, no dia 27 de julho. Ao lado da Orquestra de Câmara da ULBRA, sob a regência de Tiago Flores, e de uma banda formada por Everson Vargas (baixo acústico), Dunia Elias (piano e teclados), Carlos Magallanes (bandeon) e Felipe Lua (percussão e harmônica), Hique Gomez apresentará criações e releituras musicais em forma de tango. A apresentação tem patrocínio de DANA ocorre às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil e tem entrada franca.

O concerto apresentará as músicas do premiado espetáculo Tãn Tãngo, porém sem os bailarinos, nem iluminação e projeções características. No repertório, uma versão de Carinhoso para o espanhol, tocado em ritmo de Tango mostra as similaridades da música sul-americana. A fusão de Buenos Aires Hora Zero, de Piazzolla, com Tropicália, de Caetano Veloso, também une a cultura brasileira e Argentina com muita naturalidade. Uma versão Tangueira de Elenore Rigby, dos Beatles, expõe a universalidade do Tango, gênero que foi considerado patrimônio da humanidade pela UNESCO em 1995.

HIQUE GOMEZ

Um dos criadores do espetáculo Tangos e Tragédias, a comédia musical esteve em cartaz há 30 anos e é um dos maiores sucessos do show business brasileiro. Multi-instrumentista, arranjador, compositor e ator, já recebeu a medalha de Porto Alegre concedida pela Prefeitura de Porto Alegre, como reconhecimento a contribuição cultural à sua comunidade, e também o Prêmio Açorianos pelo conjunto de sua obra.

Recebeu também homenagem no carnaval de Porto Alegre, com os 15 anos de Tangos e Tragédias, sendo escolhido como tema para o desfile da Escola de Samba Imperatriz D. Leopoldina em 1999. Montou inúmeros espetáculos individuais e também participou como solista de diversos concertos com orquestras.

Em 2002, fez sua estreia no cinema em Nova York, Porto Alegre e São Paulo com o filme “A Festa de Margarette”, do diretor gaúcho “Renato Falcão”, no qual é o ator principal e também responsável pela trilha sonora (premiada no Cine Ceará 2002), recebendo reconhecimento da crítica internacional e participando da seleção oficial de diversos festivais internacionais, como o Rotterdam Film Festival, Festival du Film de Paris, Tribeca Film Festival (NY), Toronto Film Festival e Festival Del Nuevo Cine Latino Americano em Cuba. Em agosto de 2003, receberam o prêmio da “FIPRECI” “Associação Internacional de Críticos de Cinema” durante o Motovun Film Festival, na Croácia.  E em novembro do mesmo ano, o filme tem projeção especial no Museu de Arte Moderna de Nova York na abertura do projeto da Global Film Initiative (EUA), que escolheu cinco filmes do mundo todo para serem estudados e debatidos com alunos da High School, com a intenção de dar ao jovem americano a oportunidade do entendimento de outras culturas.

Em 2007, lançam o DVD Tangos e Tragédias ao vivo na Praça da Matriz, registro de um espetáculo para 20mil pessoas. Em 2011 conquistam o Prêmio da Associação Paulista de críticos de arte com Tangos e Tragédias como melhor espetáculo de MPB.  No mesmo ano, conquista o Premio Açorianos por seu espetáculo individual Tãn Tãngo. Em 2014 será lançado nos cinemas o longa de animação Até que a Sbornia nos separe inspirado no espetáculo Tangos e Tragédias.

FELIPE LUA

Nascido em Porto Alegre (RS), FILIPE LUA multi-instrumentista, tocou com Léo Jaime, Lobão e Hique Gomez. Baterista por formação. Resultado de sua experiência e criatividade. Almanaque do Baterista 1 e o Almanaque do Baterista 2. Seu mais novo álbum “Mare Humorum”, tem a participação de Marcos Suzano (Djavam, Gil, Lenine), Serginho Moah (Papas da língua). Gravado nos estúdios Sambatown Rio de Janeiro.

EVERSON VARGAS

Baixos acústico e elétrico, Guitarra, Teclado, Voz), professor, arranjador, compositor, e produtor.Morou em São Paulo, Rio de Janeiro, em Madrid por 4 anos, tocando em toda Espanha e outros paises europeus e norte da África. Cursa Composição e Regência na Universidade Federal do RGS. Graduado Pelo IPA. Conhecido no meio artistico do sul do brasil onde é frequentemente requisitado.Tocou com muita gente boa como Borghetinho, Stephen Frankevich (Mahavishnu Orquestra) , Paulo Moura e Hugo Fattoruso.

CARLITTOS MAGALLANES

Cantor, bandoneonista e compositor, nasceu no Uruguai, radicado no Brasil há mais de trinta anos. Como produtor musical, destaca-se produzindo grandes nomes da música regionalista. Ganhador do 1º Prêmio Vitória, instituído pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Apresenta-se frequentemente como solista junto a orquestras incluindo a OSPA. Participou das trilhas sonoras dos Filmes: “Sal de Prata” e “Neto Perde sua Alma”, este ganhador do KIKITO do festival de Gramado.

DUNIA ELIAS

Pianista clássica de formação, compositora, atriz, musicoterapeuta: Conquistou diversos prêmios. Selecionada no projeto Rumos Musicais Itaú Cultural- 2000. Atuou Junto a diversas orquestras Sinfonicas e Orquestras de Câmara. Integra o grupo de Tango liderado por Carlitos Magallanes e o grupo de Hique Gomez no Projeto TãnTãngo.

TIAGO FLORES

Tiago Flores é o atual diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul sob a orientação de Arlindo Teixeira, especializou-se em regência orquestral em São Petersburgo (Rússia) com Victor Fedotov. Participou de cursos, oficinas e festivais com Kurt Redel (Alemanha) e Lutero Rodrigues e venceu o concurso Jovens Regentes promovido pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). Atuou à frente de orquestras do Brasil, Uruguai, Venezuela, México, Itália, Áustria e Lituânia. Foi diretor artístico da OSPA entre 1999 e 2001. Regente da Orquestra de Câmara da ULBRA desde sua fundação, vem recebendo inúmeros elogios da crítica especializada, destacando-se como grande incentivador da nova música e tendo contribuído, em muito, para o reconhecimento do conjunto como um dos melhores do gênero no país. Recebeu o prêmio Melhores da Cultura 2005, conferido pela Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, e em 2006, no Festival de Cinema de Maringá, o prêmio de “Melhor Música” como diretor musical do filme “Sal de Prata”, do diretor Carlos Gerbase.

DOMINGO CLÁSSICO JUVENIL

ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA e HIQUE GOMEZ

Domingo, dia 27 de julho, às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil (Rua Marquês do Herval, 280)

Entrada Franca*

*Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário que beneficia a AACD, sugere-se a doação de agasalhos, alimentos não perecíveis, brinquedos, produtos de higiene e limpeza e equipamentos de informática.

REGÊNCIA: TIAGO FLORES

destaqueDomingo Clássico JuvenilHique GomezOrquestra de Câmara da ULBRATã Tãngo