Orquestra de Câmara da ULBRA apresenta concerto Barroco neste domingo (1/6)

Publicado em: 25/05/2014

Com obras de Henry Purcell (1659-1695), Giuseppe Torelli (1658-1709) e Johan Sebastian Bach (1685-1750), apresentação terá a participação do Vocal TAKT, grupo de cantores profissionais dirigido pelo maestro Tiago Flores que iniciou suas atividades no início de 2014 com o intuito de fazer obras vocais, com excelência na execução musical

Vocal Takt alta resolução (800x430)

A Orquestra de Câmara da ULBRA apresenta um concerto dedicado ao período Barroco neste domingo (1/6), às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280). O concerto terá participação do Vocal TAKT, formado por cantores profissionais, que iniciou suas atividades no início de 2014, sob direção do maestro Tiago Flores – que também é regente da Orquestra de Câmara da ULBRA e diretor artístico da OSPA. Ainda haverá a participação de importantes solistas e do cravista Fernando Cordella. O espetáculo integra a temporada Domingo Clássico Juvenil, com patrocínio de DANA, e tem entrada franca.

2013_06_09_Domingo_Classico-176 (533x800)

A primeira obra a ser executada é Ode for St. Cecilia’s Day, de Henry Purcell – um dos mais importantes compositores britânicos, autor de vastíssima obra religiosa, peças de circunstância, coro, hinos, óperas e música de cena. Esta música terá solo de Caroline Abreu (soprano), Andiara Mumbach (soprano), Rose Carvalho (mezzo soprano), Maicon Cassânego (tenor) e Daniel Germano (baixo-barítono). Na sequência, mais uma de Purcell: Rejoice in the Lord Alway. Esta terá os solistas Débora Dreyer (contralto), Maicon Cassânego (tenor) e Daniel Germano (Baixo-baritono). As duas músicas contarão com a participação do Vocal TAKT.

Após um intervalo, a Orquestra apresenta duas peças de Giuseppe Torelli: Concerto para Cordas Op. 6 n°1 e Sonata a Quatro em Lá menor. Compositor, violinista e pedagogo italiano, Giuseppe Torelli teve grande importância no desenvolvimento do concerto grosso. Contemporâneo de Arcangelo Corelli (1653 – 1713), sua produção consiste, principalmente, em obras de câmara e trabalhos orquestrais, a maioria para cordas. Escreveu também um grande número de sinfonias e concertos e fez uso considerável do trompete em suas obras.

A última música do concerto é Ciaccona, de Johan Sebastian Bach, composta após o falecimento da primeira esposa do compositor, Maria Barbara, em 1720. Acredita-se que a obra seja um epitáfio em forma musical, que contém um texto codificado em notas musicais.

VOCAL TAKT

O Vocal TAKT, formado por cantores profissionais, iniciou suas atividades no início de 2014, com o intuito de fazer obras vocais, buscando excelência na execução musical. Sob direção do maestro Tiago Flores, o grupo desenvolve repertório variado, mostrando diferentes estilos e épocas, aproximando as músicas clássica e popular, e quebrando barreiras entre os diferentes universos sonoros. Deste hibridismo musical, o vocal TAKT tem construído um resultado sonoro particular e que caracteriza a sua identidade musical.

TIAGO FLORES

Tiago Flores é o atual diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul sob a orientação de Arlindo Teixeira, especializou-se em regência orquestral em São Petersburgo (Rússia) com Victor Fedotov. Participou de cursos, oficinas e festivais com Kurt Redel (Alemanha) e Lutero Rodrigues e venceu o concurso Jovens Regentes promovido pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). Atuou à frente de orquestras do Brasil, Uruguai, Venezuela, México, Itália, Áustria e Lituânia. Foi diretor artístico da OSPA entre 1999 e 2001. Regente da Orquestra de Câmara da ULBRA desde sua fundação, vem recebendo inúmeros elogios da crítica especializada, destacando-se como grande incentivador da nova música e tendo contribuído, em muito, para o reconhecimento do conjunto como um dos melhores do gênero no país. Recebeu o prêmio Melhores da Cultura 2005, conferido pela Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, e em 2006, no Festival de Cinema de Maringá, o prêmio de “Melhor Música” como diretor musical do filme “Sal de Prata”, do diretor Carlos Gerbase.

DOMINGO CLÁSSICO JUVENIL

ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA

Domingo, dia 1 de junho, às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil (Rua Marquês do Herval, 280)

Entrada Franca*

*Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário que beneficia a AACD, sugere-se a doação de agasalhos, alimentos não perecíveis, brinquedos, produtos de higiene e limpeza e equipamentos de informática.

PROGRAMA

HENRY PURCELL (1659-1695) – Ode for St. Cecilia’s Day – 1683 – Welcome to All the Preasures

Solistas: Caroline Abreu (soprano), Andiara Mumbach (soprano), Rose Carvalho (mezzo soprano), Maicon Cassânego (tenor), Daniel Germano (baixo-barítono)

HENRY PURCELL (1659-1695) – Rejoice in the Lord Alway

Solistas: Débora Dreyer (contralto), Maicon Cassânego (tenor), Daniel Germano (Baixo-baritono). Participação do Vocal Takt

INTERVALO

GIUSEPPE TORELLI (1658-1709) – Concerto para Cordas Op. 6 n°1

GIUSEPPE TORELLI (1658-1708) – Sonata a Quatro em Lá menor

JOHAN SEBASTIAN BACH (1685-1750) – Ciaccona

Fernando Cordella – cravo

REGÊNCIA: TIAGO FLORES

Andiara MumbachCaroline AbreuDanaDaniel GermanoDébora DreyerDomingo ClássicoFernando CordellaLeopoldina JuvenilMaicon CassânegoOrquestra de Câmara da ULBRARose CarvalhoTiago FloresVocal TAKT