Concerto será no dia 18/5 e terá participação das solistas Cintia de los Santos e Carol Braga
O próximo concerto da série Domingo Clássico da Orquestra de Câmara da Ulbra será no dia 18 de maio, às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280), com entrada franca. Sob regência de Tiago Flores, o programa será dedicado a dois grandes nomes do barroco europeu: Georg Friedrich Handel (1685–1759) e Giovanni Battista Pergolesi (1710–1736).
O concerto inicia com dois Concertos Grossos, Opus 6 – o nº 2, em FáM, e o nº 5, em RéM. Escritas no auge da maturidade do compositor, as peças revelam a mestria de Handel no uso do contraponto e na construção de diálogos entre solistas e orquestra.
Após o intervalo, o grande destaque da noite: Stabat Mater, a obra mais conhecida de Pergolesi. Composta em 1736, pouco antes da morte precoce do compositor, aos 26 anos, trata-se de um hino do século XIII, conhecido como Dolorosa, um dos mais pungentes poemas medievais que medita sobre o sofrimento de Maria, a mãe de Jesus, durante a crucificação. A peça será interpretada pelas solistas Cintia de los Santos (soprano) e Carol Braga (mezzo-soprano). O concerto também terá participação de Eduardo Knob, ao cravo e ao órgão.
DOMINGO CLÁSSICO
Data: Domingo (18/5)
Horário: 19h
Local: Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280)
Entrada Franca*
*Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário, sugere-se a doação de alimentos não perecíveis ou de roupas em bom estado.
RETIRADA DE SENHAS 1 HORA ANTES DO ESPETÁCULO, POR ORDEM DE CHEGADA.
PROGRAMA
G. F. Handel (1685- 1759) – Concerto Grosso Op. 6, nº 2, em FáM
G. F. Handel (1685- 1759) – Concerto Grosso Op. 6 nº 5, em RéM
INTERVALO
G. B. Pergolesi (1710-1736) – Stabat Mater
Solistas : Cintia de los Santos (soprano) e Carol Braga (mezzo-soprano)
Participação: Eduardo Knob (cravo e órgão)
Regência: Tiago Flores
* Haverá intérprete de Libras.
Lei de incentivo à Cultura, promoção Associação dos Amigos de Orquestra de Câmara e realização do Ministério da Cultura e GOVERNO FEDERAL União e Reconstrução.