Mozart e canto lírico no Domingo Clássico da Orquestra da Ulbra

Publicado em: 25/11/2019

Domingo Clássico: concerto da Orquestra da Ulbra terá obras de Mozart e uma seleção de peças para soprano solo, com participação da solista Paola Bes

Domingo Clássico, da Orquestra de Câmara da Ulbra. Foto: Alvaro Andrade

Domingo Clássico, da Orquestra de Câmara da Ulbra. Foto: Alvaro Andrade

 

No Domingo Clássico de dezembro, a Orquestra de Câmara da Ulbra apresentará obras de Mozart e uma seleção de peças para soprano solo, com participação da solista Paola Bes. A cantora iniciou seus estudos musicais no Conservatório Pablo Komlós, em Porto Alegre, e estreou como solista com a OSPA, aos 20 anos. Aperfeiçoou-se com grandes nomes do cenário erudito mundial e, atualmente, vem se apresentando como solista em concertos por todo o Estado.

O concerto será neste domingo (1/12), às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil (Marques do Herval, 280), com entrada franca. A regência é de Tiago Flores. Trata-se do último espetáculo da Orquestra neste ano em Porto Alegre – depois, as próximas apresentações na capital ocorrerão somente em março de 2020.

O programa inicia com Abertura de La finta Giardiniera (A falsa jardineira, em português), de Mozart– ópera em três atos, com libreto de Giuseppe Petrosellini. Na sequencia, a Orquestra apresenta duas obras de Giacomo Puccini:Valsa de Musetta, de La Bohème– ópera em quatro atos,com libreto de Luigi Illica e Giuseppe Giacosa, baseado no romance de Henri Murger; e O mio babbino caro, da ópera Gianni Schichi, considerada uma das mais belas do compositor italiano.

O concerto segue com Panis Angelicus, de Cesar Franck– um cântico católico dedicado à Sagrada Eucaristia, escrito por São Tomás de Aquino para a Festa de Corpus Christi; seguida de Ave Maria, de Caccini, um dos fundadores do género da Ópera e um dos criadores que mais influenciaram o estilo Barroco. Ainda na primeira parte do programa, a Orquestra apresenta Pie Jesu, de Andrew Lloyd Webber– compositor e produtor musical britânico, considerado um dos compositores teatrais de maior renome do fim do século XX.

Após o intervalo, para encerrar o concerto a Orquestra apresenta mais duas de Mozart: abertura de “La Clemenza di Tito”,a última ópera escrita pelo compositor; e Sinfonia nº 29, em Lá M.  K. 201 – uma de suas sinfonias mais executadas.

ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA

DOMINGO CLÁSSICO 

Data: Domingo (1/12)

Horário: 19h

Local: Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280)

Entrada Franca*

*Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário sugere-se a doação alimentos não perecíveis.

 

PROGRAMA

W.A.Mozart: Abertura “La Finta Giardiniera”

Giacomo Puccini: Valsa de Musetta, de La Bohème

Giacomo Puccini:O mio babbino caro, de Gianni Schicchi

Cesar Franck:Panis Angelicus

Caccini:Ave Maria

Andrew Lloyd Webber: Pie Jesu

 

Solista:  Paola Bes (Soprano)

 

INTERVALO

 

W.A. Mozart:Abertura “La Clemenza di Tito”

W.A. Mozart:Sinfonia nº 29, em Lá M.  K. 201

 

 Regência: Tiago Flores

 

 

Domingo Clássicoencerramento da temporadaOrquestra da UlbraOrquestra de Câmara da ULBRATiago Flores