Lavard Skou Larsen rege o próximo concerto da Orquestra de Câmara da ULBRA

Publicado em: 25/04/2014

Apresentação ocorre no domingo (4/5), às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil e terá solo de Emeline Pierre, Emerson Kretschmer e do próprio maestro – que, ao mesmo tempo, rege e toca o primeiro violino. Programa gratuito inclui obras de A. Vivaldi, G.P. Telemann, W.A.Mozart, R.Wagner e J. Strauss

lavard rege OSPA 15.4_credito Julia Gall (2) (800x536)

Gaúcho radicado na Áustria, Larsen regeu recentemente a Ospa em Porto Alegre

O maestro Lavard Skou Larsen estará à frente da Orquestra de Câmara da ULBRA no próximo domingo (4/5), em concerto que integra a temporada Domingo Clássico Juvenil. Gaúcho radicado na Áustria, Larsen está em Porto Alegre desde o início de abril e, recentemente, esteve à frente da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), em concerto na Assembleia Legislativa, no dia 15. Antes disso, porém, passou os últimos quatro meses atendendo diferentes convites profissionais na Polônia, Armênia e Geórgia. A apresentação com a Orquestra de Câmara da ULBRA neste domingo é a última antes de seu retorno para a Áustria. O maestro é professor da Universidade Mozarteum e regente da Salzburg Chamber Soloists, na Áustria, além de maestro titular da Deutsche Kammerakademie Neuss am Rhein, na Alemanha.

Emeline Pierre, esposa de Larsen, é uma das solistas da noite

Emeline Pierre, esposa de Larsen, é uma das solistas da noite

O espetáculo tem início com a execução de Concerto grosso para dois violinos e orquestra em Ré m, de Antonio Vivaldi (1678 – 1741) – um dos maiores nomes do Barroco tardio. Esta obra terá solo da violinista Emeline Pierre, esposa de Larsen, e do próprio maestro – que, ao mesmo tempo, rege e toca o primeiro violino.

A próxima música é Suíte para orquestra “Don Quixote” em Sol M, do compositor Barroco alemão George Philipp Telemann (1681 – 1767). A peça, baseada na obra de Cervantes, foi um dos últimos trabalhos do compositor, tendo sido escrita quando elejá havia ultrapassado os oitenta anos. Na sequência, a Orquestra apresenta mais uma de Vivaldi: Concerto para dois violinos e orquestra em Lá m, com solo de Larsen e de Emerson Kretschmer.

Após um intervalo, a segunda etapa do concerto começa com Divertimento em Si bemol M, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791). Com muitos exemplos no século XVIII, os Divertimentos geralmente são compostos para orquestra de câmara e retratam, com humor alegre, brincadeiras e jogos da sociedade.

Depois, Introdução para Tristão e Isolda, de Richard Wagner (1813 – 1883) – com arranjo para arcos deSebastian Gürtler. Wagner compôs a ópera durante o período que passou na Suíça. De origem medieval, Tristão e Isolda é uma história lendária sobre o trágico amor entre o cavaleiro Tristão e a princesa irlandesa Isolda.

O concerto se encerra com Valsa do Imperador, de Johann Strauss (1825 – 1899), com arranjo para arcos de David Zinn.Conhecido como o “Rei da Valsa”, o austríaco Strauss II – assim chamado para diferenciá-lo do pai, o também compositor Johann Strauss I – fez parte da dinastia de músicos que converteu o gênero de baile em um símbolo de Viena.

DOMINGO CLÁSSICO JUVENIL

ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA

Quando: Domingo, dia 4 de maio, às 19h

Onde: Associação Leopoldina Juvenil (Rua Marquês do Herval, 280)

Entrada Franca*

*Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário que beneficia a AACD, sugere-se a doação de agasalhos, alimentos não perecíveis, brinquedos, produtos de higiene e limpeza e equipamentos de informática.

 

PROGRAMA

Antonio Vivaldi (1678 – 1741) – Concerto grosso para dois violinos e orquestra em Ré m, RV 565 (Solo: Lavard Skou Larsen e Emeline Pierre)

George Philipp Telemann (1681 – 1767) – Suite para orquestra “Don Quixote” em Sol M, TWV 55:G10

Antonio Vivaldi (1678 – 1741) – Concerto para dois violinos e orquestra em Lá m, RV 522 (Solo: Lavard Skou Larsen e Emerson Kretschmer)

INTERVALO

Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791) – Divertimento em Si bemol M, KV 137

Richard Wagner (1813 – 1883) – Introdução para Tristão e Isolda (Arr. para arcos de Sebastian Gürtler)

Johann Strauss (1825 – 1899) – Valsa do Imperador (Arr. para arcos de David Zinn)

REGÊNCIA: LAVARD SKOU LARSEN

 

MAESTRO LAVARD SKOU LARSEN

lavard rege OSPA 15.4_credito Julia Gall (1) (536x800)Natural de Porto Alegre, iniciou seus estudos de violino aos cinco anos de idade, com seu pai, Gunnar Skou Larsen, recebendo também ensinamentos de Ernst Morawec, em Viena. Formou-se em 1983, com distinção, na Universidade Mozarteum, em Salzburgo (Áustria). Foi agraciado duas vezes com o Christa Richter-Steiner Preis, da Associação de Amigos da Universidade Mozarteum. Em 1978 recebeu o prêmio Henryk Szeryng, concurso realizado na Universidade Mozarteum. Seguiram-se prêmios nos concursos Concertino Praga, patrocinado pelas companhias europeias de radiodifusão; Festival de Jeunes Solistes, de Bordeux na França; Eldorado, em São Paulo, e, como integrante do Salzburg Piano Trio, ganhou o segundo prêmio no Concurso Sergio Lorenzi, em Trieste, na Itália.

Em 1991, foi convidado para lecionar violino na Universidade Mozarteum, em Salzburg, e na cadeira de prática de orquestra. No mesmo ano, fundou o conjunto Salzburg Chamber Soloists, de grande sucesso na Europa, Ásia, América do Norte e do Sul. Grava regularmente para os selos Naxos, Denon, CPO, Marco Polo, Movieplay, Stradivarius e Coviello Classics.

Em 2004 assumiu o cargo de maestro titular da Deutsche Kammerakademie Neuss am Rhein (Alemanha), e em 2011 da Orquestra de Câmara da Georgia em Ingolstadt (Alemanha), patrocinada pela AUDI. Foi eleito diretor artístico da temporada musical 2014 de Le Havre na França.

Associação Leopoldina JuvenildestaqueDomingo Clássico JuvenilEmeline PierreEmerson KretschmerLavard Skou Larsen