Ecopoética apresenta Dilúvio MA: Arte sobre as águas do RS

Publicado em: 21/02/2019

Performances de intervenções urbanas, oficinas e debates nas cidades de Caxias do Sul, Cachoeirinha, São Leopoldo e Montenegro

Intervenção urbana Dilúvio MA – Projeto Ecopoética | Foto Gabriel Dienstmann

O projeto Ecopoética realizará a performance Dilúvio MA: Arte sobre as águas do RS, com intervenções urbanas em quatro cidades do Rio Grande do Sul: São Leopoldo, Monenegro, Cachoeirinha e Caxias do Sul, com instalações artísticas nos rios dos Sinos, Caí, Gravataí e Arroio Tega. As apresentações serão realizadas nos meses de fevereiro, março e abril.

 

Ma, no zen-budismo, significa “vazio”, ou, ainda, “espaço entre as coisas”. A intervenção urbana Dilúvio Ma traz dois performers suspensos e presos no interior de uma rede cheia de lixo balançando durante algumas horas sobre os rios. Habitando o interior da instalação de lixo com composições coreográficas e práticas meditativas, os performers estabelecem uma relação de contrafluxo ao ritmo urbano. A intervenção busca ressignificar o espaço urbano, chamando atenção para seu estado de degradação e para o excesso de lixo produzido pela cultura do consumo e descarte.

 

As ações integram o projeto Ecopoética, uma plataforma de pesquisa e criação artística desenvolvida desde 2013 pelos artistas Marina Mendo e Rossendo Rodrigues, voltada à busca por poéticas de sustentabilidade no ambiente urbano. Trabalhando sobre instalações artísticas construídas com lixo, a dupla apresenta uma abordagem voltada ao pensamento ecológico e ao resgate e valorização dos espaços da cidade que estejam relegados à poluição e ao esquecimento. O projeto foi contemplado no edital da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer – PróCultura RS, FAC #juntospelacultura_2.

 

Em 2017, o Ecopoética realizou intervenções sobre os rios Tietê/SP,Ipojuca/PE e Capibaribe/PE – que integram o ranking dos 10 rios mais poluídos do Brasil segundo o IBGE. Ao longo desse processo a equipe observou que todo grande centro urbano é atravessado por um rio extremamente poluído, destinatário de esgoto, resíduos variados e em situação de abandono. Em 2019, a performance será realizada sobre rios do Rio Grande do Sul, sendo que três deles (Sinos, Gravataí e Caí) também integram o ranking dos 10 mais poluídos do Brasil.

 

Oficinas e debates

Além das intervenções, o projeto contempla a realização de atividades de oficinas e debates para alunos da rede estadual de ensino das quatro cidades, além de um mini-documentário sobre o projeto.

 

A oficina irá partilhar os procedimentos utilizados nas criações artísticas da plataforma Ecopoética, oportunizando a jovens estudantes uma experiência mais abrangente do fazer/pensar estético que dá vida à obra.  Partindo de práticas de sensibilização do olhar sobre espaços abandonados à poluição, explorações do imaginário urbano, vivências musicais e teatrais, a oficina fomenta o desenvolvimento de ações que encoragem os alunos a atuar com responsabilidade sobre os ambientes da cidade.

 

No debate serão abordadas questões ambientais, comportamentais, filosóficas, políticas públicas e privadas, a partir da exibição de vídeos, fotos e depoimentos dos integrantes do coletivo, com grande espaço para perguntas e interlocuções variadas com os participantes.

 

As atividades são gratuitas.

 

ECOPOÉTICA

DILÚVIO MA: ARTE SOBRE AS ÁGUAS DO RS

 

INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS:

 

ARROIO TEGA

Data: 27 de fevereiro

Horário: das 9h às 12h

Local:na Sede do Grupo UEBA Produtos Notáveis no Centro Cultural Moinho da Cascata –

Rua Luís Covolan, bairro Santa Catarina, Caxias do Sul

 

RIO GRAVATAÍ

Data: 12 de março 

Horário: 9h às 12h

Local:ao lado da Casa de Cultura Demósthenes Gonzalez – Av. Gen. Flores da Cunha, 56 – Vila Carlos Antonio Wilkens, Cachoeirinha

 

 

 

RIO DOS SINOS

Data: 24 de março

Horário: das 16h as 19h

Local:Museu do Rio Rua, próximo à Ponte Velha – Rua da Praia, 52, São Leopoldo

 

RIO CAÍ

Data: 29 de março

Horário: das 9h às 12h

Local:Cais do Porto – R. Álvaro de Moraes – Centro, Montenegro

 

 

*As datas de realização ficarão sujeitas a alteração em caso de chuva.

 

 

OFICINAS E DEBATES:

 

CAXIAS DO SUL:

Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza

Data: 28 de fevereiro

 

CACHOEIRINHA

Local: Casa de Cultura Demósthenes Gonzalez, em Cachoeirinha,  Av. Gen. Flores da Cunha, 56

Data: 13 de maço

 

MONTENEGRO

FUNDARTE – Fundação Nacional de Artes

Oficina dia 28 de fevereiro das 14h às 17h

Inscrições até 20 de março pelo email: [email protected]

Local: Teatro Therezinha Petry Cardona

Debate dia 29 de fevereiro das 18h as 20h no Teatro Therezinha Petry Cardona

 

SÃO LEOPOLDO

Local: Associação Meninos e Meninas de Progresso – AMMEP

Data: a definir

 

FICHA TÉCNICA:

Criação e performance: Marina Mendo e Rossendo Rodrigues

Cenografia e coordenação técnica: Rodrigo Shalako

Fotos e vídeos: Utz Filmes – Natália Utz

Produção Executiva: Sync. Produções de Arte

Arte Gráfica: Léo Garbin Criaturas

Assessoria de Imprensa: Dona Flor Comunicação

Arroio TegaarteAssessoria de imprensaCachoeirinhaCaxias do SulCulturaDilúvio MAEcopoéticaIntervenção UrbanaMarina Mendomeio ambienteMontenegroPerformanceRio CaíRio dos SinosRio GravataíRossendo Rodriguessão leopoldosustentabilidade