Charles Watson ministra curso O Processo Criativo em Porto Alegre

Publicado em: 07/08/2013

Uma das figuras mais emblemáticas da arte brasileira, o professor Charles Watson retorna à capital gaúcha para apresentar o segundo módulo do curso mais concorrido da Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage, no Rio de Janeiro

O professor Charles Watson se prepara para vir novamente a Porto Alegre. Ele irá ministrar o workshop O Processo Criativo, que fará parte da programação de agosto do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), parceiro na realização do projeto. Nos dias 29, 30 e 31 de agosto e 01 de setembro, o Auditório Barbosa Lessa (CCCEV – Andradas, 1.223) receberá novamente o professor escocês e sua turma de criativos, agora para o módulo 02 do curso. As inscrições podem ser feitas na Koralle (Av. José Bonifácio, 95).

O curso é o mais concorrido da Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage, no Rio de Janeiro, em turmas que reúnem todos os tipos de alunos, como artistas plásticos, jornalistas, médicos, arquitetos e publicitários, entre outros – já que, segundo Watson, o desenvolvimento da criatividade é uma prática que pode ser aplicada em diversas áreas.

O segundo módulo do curso é complementar ao primeiro, que ocorreu em maio em Porto Alegre. No entanto, os conteúdos são independentes. Desta forma, quem não conseguiu participar da primeira parte, não terá problemas em participar da segunda.

Charles Watson

Charles Watson leciona na Escola de Artes Visuais do Parque Lage desde 1982. É graduado em Belas Artes e Literatura pela Faculdade de Bath (Inglaterra), foi diretor do Centro de Arte Hélio Oiticica (2000-2003), consultor da University of Arts LONDON, coordenador do núcleo de pintura do Parque Lage, onde, atualmente dirige o Projeto Dynamic Encounters International Art Workshops e ministra O Processo Criativo.

Sobre o curso

Ao longo de 25 anos, Watson pesquisou referências, coletou informações e entrevistou artistas de todo o mundo. Suas palestras são frutos dessa extensa pesquisa que tem realizado, produzindo aulas e workshops recheados de referências de diversas áreas (das artes à biologia, da ciência ao esporte). Suas palestra permitem que os alunos experienciem, de forma única e intensa, o processo criativo e suas possibilidades.O workshop Processo Criativo foi oferecido por todo o Brasil, em empresas como: Globosat RJ, TV Globo RJ, Instituto Tomie Ohtake SP, Santander Cultural RS, Escala Comunicação e Marketing RS e SESC RJ, entre outras.

O Módulo 2 irá tratar sobre estratégia. O professor apresenta um levantamento de tendências presentes em manifestações de arte, que podem ser exploradas por outras áreas.

O mito do acaso e criatividade – algumas ideias de Watson

Para Watson, o processo criativo não pode estar baseado somente em instinto, acaso e inspiração. Ele acredita que para alguém poder confiar em seu instinto, é necessário ter muita informação internalizada sobre seu ramo. Caso contrário, o que se tem é o caos. “Mesmo quem parece ser mais instintivo, há um momento em que é preciso olhar pra trás, analisar e decidir se o que fez vale a pena ou não. Para isso, tem que ter uma objetividade e uma capacidade de afastamento” – afirma.

Conforme o professor, a inspiração não vem antes do trabalho. A inspiração surge do fazer.

“Há um mito público sobre a criatividade. As pessoas acham que movidas pela emoção conseguirão traduzi-la em criatividade. Mas nada sai da emoção. Mesmo uma tela de um artista, uma poesia, uma música, tudo isso é linguagem. E a diferença entre sentir algo e colocar para fora, a linguagem, é fundamental. Basta saber que todos já sentiram tristeza na vida. Mas quantos são capazes de articular a tristeza ao ponto de esse sentimento não se tornar meramente pessoal e se tornar universal? A única coisa que faz essa diferença é a linguagem. E a linguagem passa por estudos, por aprendizado, por processos.”

 O PROCESSO CRIATIVO – Estratégias e estruturas recorrentes – módulo 2

DATA: 29, 30, 31 de agosto e 1 de setembro – quinta e sexta, das 18h30min às 22h30min; sábado e domingo, das 14h às 18h – totalizando 16 horas/aula

LOCAL: Auditório Barbosa Lessa – CCCEV (Andradas, 1.223) – Porto Alegre/RS

CERTIFICADO: para alunos com mais de 75% de presença

VALORES:R$ 510,00 em 3x ou R$ 440,00 à vista

INSCRIÇÕES: Koralle (Av. José Bonifácio, 95) – telefone (51) 3226-0265

INFORMAÇÕES: e-mail [email protected]

Charles WatsonO Processo Criativo