Centro Social Marista da Juventude: Esporte para mudar a realidade de crianças e jovens na Vila Nova, em Porto Alegre

Publicado em: 11/02/2020

Referência em acolhida e proteção, Centro Social Marista da Juventude (CMJU) atende cerca de 200 crianças no turno inverso ao da escola e aposta no esporte como propulsor do desenvolvimento humano e da transformação social

Centro Social Marista da Juventude: Esporte para mudar a realidade de crianças e jovens na Vila Nova, em Porto Alegre

O esporte pode mudar vidas? Para muitos jovens que passam pelo Centro Social Marista da Juventude (CMJU) a resposta é sim. Para além dos exemplos de crianças que se destacam em eventos esportivos, conquistando troféus e medalhas, alguns jovens fizeram dessa experiência um trampolim para alçar voos mais altos, direcionando suas carreiras para o mundo esportivo.

 

Liriel Borges da Silva, por exemplo, que frequentou o CMJU de 2014 a 2016, hoje faz parte da equipe de Futebol Feminino Sub 16, do Internacional, que acaba de conquistar o título de campeã da Libertadores da América, organizada pela Conmebol, no Paraguai.

 

Gabriela Gonçalves e Jady Castro hoje cursam Educação Física e moram em Criciúma e Laguna respectivamente. Outros dois, os irmãos gêmeos Kevin e Kainã Nunes, estão morando em Portugal, jogando futebol em times de cidades diferentes. Eles foram da primeira turma do CMJU.

 

Vulnerabilidade social

Localizado no bairro Vila Nova, em Porto Alegre, o Centro Social Marista da Juventude atende cerca de 200 crianças e adolescentes, de 6 a 15 anos, em situação de vulnerabilidade social, no turno inverso ao da escola.

 

Os jovens que frequentam o local pertencem a algumas das comunidades mais carentes da cidade, que compreende os seguintes bairros: Cavalhada, Loteamento Cavalhada, Cohab, Jardim das Palmeiras, Jardim Vila Nova, Vila Nova, Monte Cristo, Campo Novo, Nonoai, Alto Erechim, Teresópolis, Camaquã e São Vicente Mártir (Funil).

 

O local oferece acompanhamento pedagógico, atividades físicas, desenvolvimento humano, expressão corporal e inclusão digital. O destaque, no entanto, são as atividades esportivas, principalmente o futebol feminino e masculino, – como forma de desenvolvimento humano e transformação social.  As brincadeiras e jogos desportivos dão ênfase para a coletividade, trabalhando o protagonismo das crianças, a diminuição dos conflitos e o exercício da cidadania.

 

Sobre as Unidades Sociais – Rede Marista

A atuação das Unidades Sociais da Rede Marista é de​dicada​ especialmente a crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. Por meio de uma pedagogia baseada em afeto e solidariedade, proporciona-se novas oportunidades e perspectivas de futuro, transformando a vida de todos os que passam pelos espaços. São cerca de 6 mil atendimentos gratuitos diariamente.

 

SOBRE A REDE MARISTA

A Rede Marista dá continuidade a um legado bicentenário, iniciado na França por São Marcelino Champagnat, graças à dedicação diária de mais de 10 mil pessoas. Está presente em 17 cidades do Rio Grande do Sul, cinco da Região Amazônica e em Brasília. A instituição leva adiante o compromisso de evangelizar por meio de 18 Colégios, oito Escolas Sociais gratuitas, nove Centro Sociais, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Hospital São Lucas e Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer), bem como pela atuação missionária e pastoral em diversos municípios. No total, conta com mais de 47 mil estudantes e educandos, além de realizar uma média de 280 mil atendimentos por ano na área da Saúde.

Leia as notícias que já publicamos sobre a Rede Marista.

Centro Social Marista da JuventudeCMJUMaristaRede MaristaUnidades Sociais Marista