Del Puerto lança projeto de preservação digital de seu acervo de flamenco

Publicado em: 28/04/2025

A iniciativa visa preservar e democratizar o acervo de 25 anos do grupo, garantindo acesso gratuito a registros históricos de espetáculos, pesquisas e memórias artísticas dessa trajetória. O projeto culminará em um evento de lançamento aberto ao público, no dia 17 de maio, na sede da companhia, em Porto Alegre

Companhia Del Puerto, referência na difusão da dança flamenca no Brasil, lança um projeto de preservação digital de seu acervo de 25 anos. Com financiamento da Fundação Nacional das Artes (Funarte) e do Governo Federal, a iniciativa busca garantir a conservação e o acesso gratuito a registros históricos de espetáculos, pesquisas e memórias artísticas do grupo.

O projeto prevê a digitalização e organização de mais de 3 mil fotografias, 60 registros de espetáculos e diversas gravações de ensaios e aulas. O material, atualmente armazenado em fitas VHS, CDs e pendrives, passará por um processo de recuperação e disponibilização online, ampliando o acesso para pesquisadores, artistas e escolas de dança. Entre os arquivos digitalizados, estão projetos como o premiado espetáculo Las Cuatro Esquinas (2015).

“Queremos que este acervo seja um ponto de referência para a arte e para os artistas, especialmente nesses tempos de desvalorização e negligência com o setor cultural, setor este gerador de beleza e também de dividendos para o país.”, afirma Daniele Zill, Diretora da Del Puerto e coordenadora do projeto. 

Resiliência e inovação no flamenco brasileiro

Nos últimos anos, a Del Puerto enfrentou desafios significativos, incluindo a perda do espaço que ocupava há mais de uma década durante a pandemia e os impactos da recente tragédia climática no Rio Grande do Sul. Após serem desalojadas do espaço que ocupavam há mais 13 anos durante a pandemia, as artistas adaptaram-se ao digital e em 2021 encontraram refúgio na Casa Plauto Cruz, centro cultural localizado na Av. Venâncio Aires, 67, em Porto Alegre, onde retomaram ensaios, aulas e processos criativos e permaneceram até o ano de 2023. Desse período nasceu VIVIR, espetáculo concebido inteiramente em ambiente digital, que alcançou mais de 2 mil pessoas. Em 2024, mesmo com todos os desafios da inundação que desmobilizou novamente o setor cultural, apresentaram o espetáculo PUNTAL, nova montagem já nascida e criada na nova sede da companhia, na Av. Érico Veríssimo, 716, marcando as bodas de prata da companhia.

Ampliação do acesso e preservação cultural

Além de documentar a trajetória da Del Puerto, o projeto tem um caráter educativo e pretende servir como ferramenta para escolas e pesquisadores. O acervo contribuirá para a preservação do flamenco no Brasil e sua interseção com outras linguagens artísticas, como as danças nativistas, o funk, a capoeira, além da formação de conhecimento acadêmico e da pesquisa em dança.

O conteúdo digitalizado será disponibilizado em plataformas acessíveis ao público, incluindo o canal no YouTube da companhia, que foi reformulado para receber o material audiovisual, e o Portal MUD , plataforma digital voltada à valorização da dança no Brasil, onde serão hospedadas as fotografias do acervo.

Evento de lançamento

O lançamento do projeto ocorrerá no dia 17 de maio de 2025, às 19h, na atual sede da Companhia Del Puerto (Av. Érico Veríssimo, 716). O evento será gratuito e contará com exibição de pequenos trechos do acervo e uma apresentação ao vivo da companhia. Haverá acessibilidade comunicacional, incluindo audiodescrição e tradução em Libras, além de estrutura arquitetônica acessível.

Compromisso com a cadeia produtiva

Além da preservação da memória, o projeto reforça o papel social da companhia, que mantém equipes fixas, oferece bolsas integrais de formação e desenvolve, através de seus integrantes, outras iniciativas independentes em regiões afetadas pelas enchentes, como Canoas e Pelotas. Com um histórico de quase 50 projetos inscritos em editais desde 2020, a Del Puerto segue fomentando a economia criativa, mesmo com orçamentos reduzidos.

Lançamento do projeto DEL PUERTO 25 ANOS: PRESERVAÇÃO DO ACERVO E DA MEMÓRIA DA DANÇA FLAMENCA BRASILEIRA

Data: 17/05/2025

Horário: 19h

Local: Sede da Del Puerto – Av. Erico Veríssimo, 716, Azenha / Porto Alegre

Acesso: Gratuito, com acessibilidade comunicacional (AD e Libras) e acessibilidade arquitetônica

Sobre a Companhia Del Puerto

Fundada em 1999, a Companhia Del Puerto é um dos principais coletivos de flamenco do Brasil, reconhecida por projetos que integram tradição, inovação e resistência cultural. Ao longo de 26 anos, consolidou-se como um polo de formação e produção artística, expandindo os limites do flamenco no cenário nacional.

Este projeto é realizado com recursos da Funarte e do Governo Federal, em consonância com políticas emergenciais de fomento à cultura.

Del PuertoFlamenco