2024 vai ser um ano importante para os blocos de carnaval em Porto Alegre

Publicado em: 24/01/2024

Produtora Pro.Bloco, através do edital para Projetos dos Blocos de Rua do Carnaval, da Prefeitura de Porto Alegre, prepara programação ampla e diversa com mais de 30 blocos de carnaval em diferentes pontos da cidade

 

Uma das vencedoras do edital para Projetos dos Blocos de Rua do Carnaval, da Prefeitura de Porto Alegre, a produtora Pro.Bloco está preparando uma grande programação de carnaval de rua para este ano. 

 

Transitando por diversas regiões da cidade, o projeto propõe um cronograma de carnaval gratuito e aberto a toda a população, para além do Porto Seco e dos quatro dias tradicionais de folia. De 4 de fevereiro a 10 de março, as ruas de diversos bairros de Porto Alegre serão ocupadas por mais de trinta blocos de carnaval, distribuídos em três circuitos: Carnafolia Restinga, Orla da Diversidade e Circuito das Famílias. 

 

A festa mais popular e democrática do Brasil reunirá blocos como Turucurá, Afro Sul Odomodê, Banda da Saldanha, Não Mexe Comigo que eu não Ando Só, Avisem a Shana, entre muitos outros.

 

“Depois de alguns anos sem investimento significativo no carnaval de rua da cidade, a prefeitura abriu edital para projetos de blocos de carnaval  – e algumas produtoras foram contempladas. Felizmente a Pro.Bloco é uma delas e teremos, então, sete datas na programação do carnaval de rua”, explica Ian Angeli, coordenador da Pro.Bloco.

 

“Nós vamos entregar um carnaval grandioso, com a estrutura e a alegria que Porto Alegre merece: organizado, de excelência, com atrações de qualidade, pensando em estabelecer uma relação boa com a cidade, respeitosa com os blocos e que sirva de exemplo para Porto Alegre”, afirma Angeli. 

 

CARNAVAL DE RUA EM TRÊS CIRCUITOS:

 

CARNAFOLIA RESTINGA

O Circuito Carnafolia Restinga visa consolidar a comunidade da Restinga em uma grande festa comunitária, com os diversos blocos locais. No dia 4 de fevereiro, a  Av. Macedônia recebe os blocos mais tradicionais do bairro: Bloco das Donzelas, o Bloco da Santana, o Bloco do Capeta, o Bloco do Pavão e o Bloco da Turma da Buzina, além da presença do bloco convidado Turucutá.

 

ORLA DA DIVERSIDADE

Serão quatro dias de muito carnaval na orla da cidade, com organização, boa estrutura e uma excelente experiência a todos os presentes, com dois trios elétricos por dia, estrutura de banheiros e bares por todo o espaço.

 

No dia 17/2, a estrela será a TURUCUTÁ, um dos maiores blocos de Porto Alegre, conhecido por fazer dezenas de músicas e ritmos com instrumentos de escola de samba. Junto com eles, o BLOCO DELAS, oriundo do grupo Samba Delas, destaque da noite porto alegrense com muito samba, BLOCO DO ISOPOR e o LULABLOCO, ex-Ai que Saudade do Meu Ex. 

 

No dia 18/2, um passeio pela história de Porto Alegre. O grande destaque é a BANDA DA SALDANHA, com dezenas de desfiles históricos. Junto com eles, a TRIBO CARNAVALESCA GUAIANAZES, que representa todo o histórico de Tribos Carnavalescas, elementares para a constituição do carnaval de Porto Alegre como conhecemos. Para complementar a festa, um grande baile BLOCO DA JUNÇÃO vem trazendo seu balanço e swing pra fazer o povo dançar e a ZIRIGUIDUM.

 

No dia 2/3, o carro chefe é o FILHOS DO CUMPADI WASHINGTON, trazendo o melhor do pagode dos anos 90. Com eles, vem as gurias do NÃO MEXE COMIGO QUE EU NÃO ANDO SÓ, bloco formado exclusivamente por mulheres; a Fanfarra AVISEM A SHANA QUE SÁBADO VAI CHOVER e BLOCO DO BEIJO.

 

Para fechar o Circuito da Diversidade, no dia 10/3 tem BLOCO DA GURIZADAÍ – MISTURAÍ, BORBULHAS DE AMOR, NO CAMINHO TE EXPLICO, BATE SOPRA E encerra com TECKNÃO – BOA NOITE CINDERELO.

 

Os blocos vão circular entre as rótulas, no sentido Cuias-Gasômetro, garantindo melhor sonoridade e impacto para o Guaíba, e permitindo a circulação de famílias no sentido contrário, aproveitando a ampla área de lazer.

 

CIRCUITO DAS FAMÍLIAS

O carnaval é, antes de tudo, um evento das famílias, local de compartilhar a felicidade entre as gerações compartilhando a alegria e a diversidade. Neste sentido se propõe o Circuito das Famílias, com a lembrança de antigos carnavais, de Porto Alegre e de todo Brasil, pensando na formação de novo público para perpetuar a alegria dos blocos. O Circuito das Famílias será nos dias 3 e 9 de março. Entre os destaques estão o BLOQUINHO DAS CRIONÇAS, AFROSUL ODOMODÊ, TOQUE DE COMADRE, CARNAVAL DA BRASA LUNERA E COLETIVO DE CANDOMBE DE PORTO ALEGRE, entre outros.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA PRO.BLOCO

 

Dia 04/02

CARNAFOLIA DOS BLOCOS DA RESTINGA

  1. MACEDÔNIA

12h Pagode do Dorinho

13:30 Bloco do Pavão

14:30 DJ

15h Bloco do Capeta

16h Samba da Natália Santos

17h Bloco da Santana 

18h DJ

18:30 Bloco da Buzina

19:30 Turucutá

20:30 Bloco das Donzelas

21:30 Muamba da Restinga

 

Dia 17/02

CIRCUITO DA DIVERSIDADE

EDVALDO PEREIRA PAIVA (Circulação entre Rótula das Cuias, sentido Cuias – Gasômetro)

15h Lulabloco 

16:30 Bloco do Isopor

18h Bloco Delas

19:30 Turucutá

 

Dia 18/02

CIRCUITO DA DIVERSIDADE

EDVALDO PEREIRA PAIVA (Circulação entre Rótula das Cuias, sentido Cuias – Gasômetro)

15h Tribo Guaianases

16:30 Ziriguidum

18h Bloco da Junção 

19:30 Banda da Saldanha

 

Dia 02/03

CIRCUITO DA DIVERSIDADE

EDVALDO PEREIRA PAIVA (Circulação entre Rótula das Cuias, sentido Cuias – Gasômetro)

15h Bloco do Beijo

16:30 Não Mexe Comigo que Não Ando Só

18h Avisem a Shana que Sábado Vai Chover

19:30 Filhos do Cumpade Washington

 

Dia 03/03

CIRCUITO DAS FAMÍLIAS

PRAÇA ESTADO DE ISRAEL (Menino Deus)

14:30 Bloquinho Infantil Crionças

15:30 Bloco do Pirulito

17h Do Jeito que tá vai

18:30 Bloco da Praça

 

Dia 09/03

CIRCUITO DAS FAMÍLIAS

PRAÇA DAS NAÇÕES (Petrópolis)

15:30 Toque de Comadre

17:00 La Brasa Lunera

18h Maracatu

19:30 Bloco Afrosul Odomodê

 

Dia 10/03

CIRCUITO DA DIVERSIDADE

EDVALDO PEREIRA PAIVA – ESCADARIA DA ORLA, PRÓXIMO À ENTRADA DO PARQUE HARMONIA

17h – Bloco da Gurizadaí – Misturaí.

17:40 – Borbulhas de Amor

18:20 – Magma Groove

19h – No Caminho te Explico

20h – Bate Sopra

21h – Tecknão – Boa Noite Cinderelo

 

* Em caso de chuva, a programação será transferida.

CarnavalPro Bloco