Quem Faz a Dona Flor Comunicação

Raphaela Donaduce Flores

Muita gente pergunta. Por que Dona Flor?
Donaduce Flores, eu respondo. Meu sobrenome.

Se tem algo que me faz brilhar os olhos é descobrir boas histórias e fazer com que todo mundo saiba também. Foi por isso que eu resolvi trabalhar com conteúdo e assessoria de imprensa. Porque eu sei do poder do Jornalismo perante a opinião pública. Sei da capacidade da mídia para fazer chegar a informação à sociedade com credibilidade e confiança. E também sei que há muitas empresas, pessoas e marcas com iniciativas incríveis, realizando ações que fazem a diferença e que merecem – e precisam – ser divulgadas.

 



Minha experiência em Assessoria de Imprensa e Produção de Conteúdo

Sou graduada em Jornalismo e me especializei em Comunicação Empresarial e Gestão Cultural. Comecei a trabalhar na área em 2006. Passei por redação de jornal impresso, revista, rádio, alimentei blogs, newsletters e até carta do presidente de um importante grupo de comunicação já escrevi. Trabalhei com comunicação interna, comunicação corporativa e assessoria de imprensa em diversos segmentos: ensino, saúde, cultura, política, economia e negócios. Em 2011, fundei a Dona Flor Comunicação, com a qual venho desenvolvendo projetos de comunicação para diversas áreas.

Conheça minha história

Quando abri a empresa, em 2011, minha ideia era criar um negócio que me permitisse fazer o que eu mais gostava: assessoria de imprensa e produção de conteúdo. Queria trabalhar para muita gente, conhecer empresas e marcas e me relacionar com essas pessoas por meio do meu trabalho.

Comecei a trabalhar na área desde muito nova. Logo que entrei na faculdade de Jornalismo, já no primeiro semestre comecei a estagiar. Gostava tanto da profissão que eu não cansava. Era sedenta por aprender e por colocar a mão na massa. Houve momentos em que conciliei dois estágios ao mesmo tempo com a faculdade à noite. Não tirava férias.


Foi um período maravilhoso da minha vida. Conheci muita gente pelas empresas que passei, aprendi muito, fiz amigos e, aos poucos, fui descobrindo o que eu sentia mais prazer em fazer dentro do Jornalismo. Antes mesmo de concluir a graduação, eu já acumulava bastante experiência e consegui meu primeiro emprego de carteira assinada na área.

Hoje entendo que o meu papel é promover o relacionamento e o diálogo entre empresas, marcas e pessoas com seus públicos. Trabalho para identificar as pautas, transformá-las em notícias e fazer com que cheguem à população por meio dos jornalistas. Para isso, me baseio nos princípios e na ética do Jornalismo, pautados no compromisso com a informação e com a verdade, na confiança, na credibilidade.

Atualmente, com as redações cada vez mais enxutas, o assessor de imprensa acaba sendo um parceiro do jornalista de veículo. Nós ajudamos a apurar, checar, levantar as informações e apontar as melhores fontes. Fazemos a ponte entre o cliente e a mídia. Promovemos a aproximação, o diálogo e o relacionamento por meio do fornecimento de informações e conteúdos relevantes.


Em 2021, ano em que completo dez anos à frente da Dona Flor, me orgulho de ajudar a dar visibilidade para tantos projetos e iniciativas inspiradoras. Perdi as contas de quantas pautas já divulguei, quantas entrevistas marquei e quantos espaços em jornais, revistas, rádios, TVs e portais eu consegui para meus clientes. Cultivei contatos na imprensa em todo o Brasil, adquiridos ao longo de todos esses anos de trajetória profissional. Também cultivei clientes, que se tornaram meus amigos e que seguem comigo nesses anos todos – e indicam meu trabalho para outras pessoas.

Assim eu sigo. Sempre atenta para descobrir novas histórias e transformá-las em pautas para a imprensa.

Prazer, Raphaela. Ou Rapha – a Dona Flor.



Vamos conversar?