A Orquestra da Ulbra apresenta mais um concerto da série Domingo Clássico no dia 6 de agosto, às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280), com entrada franca. O espetáculo terá a participação do Trio in Uno – formado pelos brasileiros José Ferreira (violão de 7 cordas) e Pablo Schinke (violoncelo), e pela italiana Giulia Tamanini (saxofone soprano). Com um repertório de música instrumental camerística de virtuosismo e originalidade, o grupo cria uma sonoridade única no cenário da música instrumental brasileira, marcada por uma forte osmose dos três músicos numa textura sonora singular e refinada. Aclamado pela crítica e pelo público, eles se apresentam com frequência na Europa e no Brasil.

O concerto será dividido em duas partes: a primeira com três importantes compositores russos: Alexander Borodin (1833-1887), Vasily Kalinnikov (1866-1901) e Serguei Rachmaninov (1873-1943), que têm em comum a escrita que valoriza a alma da música russa dentro do estilo Romântico. Já a segunda parte do programa, com participação do Tio in Uno, mostra a música instrumental brasileira no seu melhor estilo: ritmo, gingado, melodias e complexas harmonias de Sérgio Assad, Marco Pereira, Guinha Ramires e Egberto Gismonti. “Russos e brasileiros que bebem na fonte do folclore e das raízes musicais de seus países”, explica o maestro Tiago Flores. O espetáculo faz parte das comemorações dos 45 anos da Universidade Luterana do Brasil.

ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA | DOMINGO CLÁSSICO JUVENIL
Data: Domingo (6/8)
Horário: 19h
Local: Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280)
Entrada Franca *Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário, sugere-se doações de peças de roupas em boas condições, alimentos não perecíveis, livros e brinquedos, que serão doadas posteriormente às entidades beneficentes.

PROGRAMA
Vasily Kalinikov: Serenata para Cordas
Andantino
Serguei Rachmaninov: Quarteto nº1 (arr. para Orquestra de Cordas)
Romance-Andante expressivo
Scherzo- Allegro
Alexander Borodin: Noturno
Andante

INTERVALO

Sergio Assad: Menino
Guinha Ramires e Renato Borghetti: Barra do Ribeiro
Marco Pereira: Seu Tonico na Ladeira
Marco Pereira: Circulo dos Amantes
Egberto Gismonti: Sete Anéis

Solistas: TRIO IN UNO – José Ferreira (violão de 7 cordas), Pablo Schinke (violoncelo) e Giulia Tamanini (saxofone)

REGÊNCIA: TIAGO FLORES

Veja todos os posts