Copel recupera a liderança no Top of Mind da Revista AMANHÃ

Publicado em: 25/11/2014

Estatal de energia desponta como a grande vencedora na 19ª edição da pesquisa realizada por AMANHÃ e Paraná Pesquisas. Cerimônia de premiação das marcas mais lembradas pelos consumidores paranaenses será no dia 9 de dezembro, na FIEP, em Curitiba. Confira os resultados nas demais categorias

Top Of Mind Final

Depois de perder para a Coca-Cola o posto de marca mais lembrada pelo público na categoria Grande empresa do Paraná, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) é novamente a líder do ranking na 19ª edição do Top of Mind-PR. A cerimônia de premiação – que irá agraciar os representantes das 80 marcas vencedoras da pesquisa – será realizada no dia 9 de dezembro, às 19h, no Centro de Evento da FIEP (Avenida Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico), em Curitiba. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site www.topofmindparana.eventize.com.br, e custam R$ 100,00 até o dia 28/11 e R$ 120,00 a partir de 05/12.

Avançando em todos os extratos da pesquisa – tanto de classe social quanto de área geográfica –, a estatal de energia foi citada por 11,9% dos entrevistados, abrindo uma vantagem de mais de oito pontos percentuais sobre a segunda colocada, a Condor (3,7%). Além disso, a estatal é a vice-lider nas categorias Empresa que investe em cultura, atrás apenas da Petrobras, e Empresa que investe em meio-ambiente, superada pela Sanepar. Ao mesmo tempo, é a grande vencedora nos segmentos “Empresa paranaense em que gostaria de trabalhar” e “Empresa pública eficiente”.

Disputa acirrada: Condor, Renault e Sadia

Embora a Copel tenha se isolado na liderança da categoria Grande empresa do Paraná, a disputa pelas demais posições se acirrou. Na vice-liderança, levou a melhor a rede de supermercados Condor, lembrada por 3,7% dos entrevistados. Já na terceira posição ficaram Renault e Sadia, empatadas com 3,2% das menções. A montadora, em especial, foi impulsionada pelos entrevistados da região metropolitana de Curitiba, onde obteve 11,4% das citações, quase oito vezes mais que o registrado pela Sadia.

Peculiaridades do consumidor paranaense: Tigre, Coca-Cola, TIM

A 19ª edição do Top Mind-PR revela algumas peculiaridades do consumidor paranaense. Uma delas é a grande lealdade a marcas tradicionais. Em muitas categorias, o nome mais lembrado dá uma verdadeira goleada no segundo colocado. É o caso da Tigre, que vence com 69,3% das lembranças na categoria Tubos e conexões; da Coca-Cola, que emplaca 67,4% em Refrigerante; e da TIM, que fica com nada menos que 64,3% das lembranças em Operadora de telefonia de celular.

Ao mesmo tempo, há segmentos em que a maioria da população paranaense desconhece ou não lembra quais são as marcas existentes. Em Comentarista esportivo do Paraná e em Previdência Privada, por exemplo, os índices de não resposta chegaram a 78,7% e 76,7%, respectivamente.

TOP OF MIND – PARANÁ

Realizado por AMANHÃ em parceria com a Paraná Pesquisas, a 19ª edição do Top Mind-PR é um levantamento das marcas mais lembradas no Paraná, e engloba não apenas as grifes de produto de consumo, mas também nomes de serviços, de veículos de comunicação e de profissionais de mídia.

COMO É FEITA A PESQUISA

Por meio de questionários espontâneos, com questões abertas, o entrevistado menciona o primeiro nome de marca que lhe vem à cabeça, dentro de categorias pré-estabelecidas. O método da pesquisa é quantitativo. O levantamento abrange uma amostra de 1.535 pessoas especificadas segundo sexo, faixa etária, classe social e posição geográfica. A apuração foi realizada entre os dias 14 e 21 de julho de 2014 e envolveu pessoas maiores de 18 anos em 68 municípios do Paraná. Os resultados se baseiam somente em respostas espontâneas. Os entrevistadores apresentavam a cada entrevistado uma determinada categoria de produtos, serviços ou comunicação e registrava a primeira resposta dada. O grau de confiança é de 95,5% para uma margem estimada de erro de 2,5%.

 

CONFIRA OS RESULTADOS

As grifes dos paranaenses
As marcas que lideram a memória em 80 categorias
Categoria Marca
Agência de viagens CVC
Água mineral Ouro fino
Aparelho de telefone celular Samsung
Apresentador de TV do Paraná Ratinho
Ar condicionado Consul
Arroz Tio João
Atleta paranaense* Alex (Coritiba) e Fernandinho
Automóvel Volkswagen
Banco Banco do Brasil
Banda larga GVT
Biscoito* Todeschini e Trakinas
Caderneta de poupança Caixa Econômica Federal
Café Damasco
Calçados Dakota
Caminhão Mercedes Benz
Carne Friboi
Carro importado BMW
Cartão de crédito Visa
Cerveja Skol
Chocolate Nestlé
Cimento Votorantin/Votoran
Colchão Castor
Comentarista esportivo do Paraná Galvão Bueno
Companhia aérea TAM
Computador Positivo
Concessionária de estrada pedagiada Viapar
Consórcio União
Construtora
  1. Yoshii
Cooperativa de crédito Sicredi
Eletrodomésticos Electrolux
Emissora de rádio (AM ou FM) Massa
Emissora de TV Globo
Empresa de ônibus Garcia
Espumante Cidra Cereser
Ferramentas Tramontina
Frango Big Frango
Hotel Bourbon
Jornal do Paraná Gazeta do Povo
Leite Tirol
Loja de calçados Andaraki
Loja de eletroeletrônicos e eletrodomésticos Casas Bahia
Loja de materiais de construção Balarotti
Loja de roupas Pernambucanas
Loja de variedades Casa China
Macarrão Galo
Máquina agrícola New Holland (Case)
Montadora de veículos Renault
Motocicleta Honda
Móveis para casa Itaitiaia
Móveis para cozinha Itatiaia
Operadora de telefonia de celular TIM
Operadora de telefonia fixa Oi
Perfume O Boticário
Pisos e azulejos Eliane
Plano de saúde Unimed
Portal de internet Google
Postos de combustíveis Ipiranga
Previdência Privada Banco do Brasil
Programa de TV do Paraná RPC TV
Queijo Frimesa
Radialista ou locutor do Paraná Renato Gaúcho
Rede de farmácias Nissei
Rede de pagamento eletrônico Cielo
Refeição convênio Sodexo
Refrigerante Coca Cola
Seguradora Porto Seguro
Supermercado Muffato
Talheres Tramontina
Tênis Nike
Time de futebol Atlético Paranaense
Tintas Suvinil
Transporte de cargas Garcia
Transportes de encomendas e pacotes Correios
Tubos e conexões Tigre
TV a cabo ou por assinatura SKY
Universidade particular PUC
Universidade pública UFPR
Vinho Campo Largo
*As marcas estão empatadas em primeiro lugar

 

As marcas corporativas dos paranaenses
Cooperativa paranaense Coamo
Empresa ou entidade que investe em cultura Petrobras
Empresa paranaense em que você gostaria de trabalhar Copel
Empresa preocupada com o meio ambiente Sanepar
Empresa pública eficiente Copel

 

Paraná Pesquisas

Há 25 anos atuando no mercado brasileiro, o Instituo Paraná Pesquisas é uma instituição referência em Pesquisa Política, Pesquisas de Opinião e Pesquisas de Mercado. As altas margens de acerto e a confiabilidade em seu trabalho, concretizaram a credibilidade e respeito dos principais formadores de opinião do país em relação à Paraná Pesquisas, assim como a qualidade e idoneidade comprovadas pelo histórico dos trabalhos realizados conquistam a satisfação de clientes que buscam segurança nas soluções.

Grupo AMANHÃ

Com foco na Região Sul, AMANHÃ se constitui no único canal de relacionamento que dialoga e interage com as comunidades empresariais do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Apoiado no rigoroso respaldo técnico de parcerias consolidadas ao longo de décadas, o Grupo AMANHÃ desenvolve projetos que geram valor e relevância para as organizações e marcas corporativas dos três Estados do Sul. Seus conteúdos, rankings e prêmios perseguem os mais altos padrões de qualidade e credibilidade – valores que para AMANHÃ são inegociáveis.

 

PREMIAÇÃO DAS MARCAS MAIS LEMBRADAS DO PARANÁ – TOP OF MIND 2014

Quando: Terça-feira (9/12)

Horário: 19h

Local: Centro de Eventos da FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) – Auditório Caio Amaral (Avenida Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico, Curitiba – PR)

Ingressos: R$ 100,00 até 28/11 e R$ 120,00 a partir de 05/12

Vendas pelo site: www.topofmindparana.eventize.com.br

As marcas mais lembradasconsumidor paranaensecopelCuritibaFIEPGrupo AmanhãParanáparaná pesquisasRevista AmanhãTop of Mind