Concerto de lançamento será no dia 4/12, em Santa Cruz do Sul e no dia 6/12, em Porto Alegre, com entrada franca

 

Resgatar a trajetória do célebre acordeonista gaúcho Chiquinho do Acordeom (1928-1993), destacando suas colaborações com o também gaúcho Radamés Gnattali (1906 – 1988). Em torno desse propósito, o grupo de acordeonistas gaúcho Quinteto Persch e o músico e jornalista Arthur de Faria se uniram para produzir o CD-Livro “Chiquinho & Radamés” (Natura Musical) – que será lançado em Santa Cruz do Sul, no dia 4/12; e em Porto Alegre, no dia 6/12.

 

Com obras interpretadas pelo Quinteto Persch e biografia escrita por Arthur de Faria, o trabalho conta a história (em letras e sons) do encontro de Radamés Gnattali com Chiquinho do Acordeon: o acordeonista que mudou a forma de pensar o instrumento na música brasileira; e o maestro, pianista, compositor e arranjador que mudou a forma de pensar a orquestra nessa mesma música e que foi, também, o maior compositor que seu estado viu nascer.

 

O CD contempla obras de Radamés Gnattali (Sonatina Coreográfica, Concerto para Acordeom – o primeiro escrito para o instrumento no Brasil e composto por Radamés especialmente para Chiquinho –, e Pé-de-Moleque) bem como músicas compostas em parceria por Radamés e Chiquinho (Acalanto para Juliana, Um Baile em Santa Cruz, Sinimbú e Polquinha Gaúcha).

 

Já o livro traz uma breve biografia de Chiquinho do Acordeom (a primeira biografia dele a ser publicada), com ênfase na longa parceria com Radamés Gnattali. A publicação tem 40 páginas e conta com o CD encartado na contracapa. Ao longo do texto, há sugestões de escuta das faixas do CD, que é uma forma de ouvir a música de Radamés como trilha sonora da vida de Chiquinho. O CD-livro estará à venda por R$ 40 na livraria Bamboletras (Gen. Lima e Silva, 776 – Porto Alegre) e também poderá ser adquirido nos concertos de lançamento e por meio do site http://quintetopersch.com/.

 

CONCERTOS DE LANÇAMENTO

 

Para o lançamento do CD-Livro serão realizados concertos comentados em teatros das cidades de Santa Cruz do Sul (cidade natal de Chiquinho), Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, todos com entrada franca.

 

Em Santa Cruz do Sul, o concerto ocorre no dia 4/12, às 20h, no Espaço Camarim (Rua Marechal Floriano, 332). Em Porto Alegre, será no dia 6/12, às 20h, no Teatro Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Av. Independência, 75). Os lançamentos em São Paulo e Rio de Janeiro serão realizados em 2018.

 

O projeto nasceu da identificação do grupo Quinteto Persch com o trabalho de Chiquinho do Acordeom – primeiro acordeonista a tocar em uma orquestra, a Orquestra de Ritmos Brasileiros de Radamés Gnattali, que dirigia na rádio Nacional. Da mesma forma, o grupo gaúcho Quinteto Persch é o único grupo brasileiro com a formação quinteto de acordeons e proposta artística utilizando o instrumento de forma camerística.

 

O projeto foi selecionado pelo edital Natura Musical em 2016 e financiado pelo Pró-Cultura RS LIC, da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. “Com a criação em 2014 de um edital exclusivo para o patrocínio da produção musical gaúcha, o Natura Musical tem a oportunidade de reconhecer a cena local, valorizando a diversidade da produção contemporânea e apoiando projetos de nomes consagrados e de grandes apostas da nova música regional, como Alma Farroupilha, com a obra do Maestro Tasso Bangel, Borghetti e Yamandu, Dingo Bells, Filipe Catto e agora Quinteto Persch e Arthur de Faria, representando essa música brasileira pulsante.”, diz Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura.

 

Sobre o Natura Musical

 

Com doze anos, o Natura Musical tem hoje um papel inédito na valorização da produção contemporânea e da identidade musical brasileira: já apoiou mais de 1350 produtos culturais (mais de 1200 shows, 132 CDs, 26 DVDs, 21 livros e 5 filmes), chegando diretamente a 1,3 milhão de pessoas e 1,3 milhão de seguidores no ambiente digital.

 

Na frente de fomento, os projetos são selecionados prioritariamente por meio de editais públicos, em nível nacional, com uso das Leis Rouanet e Audiovisual, e em nível regional, com uso de ICMS, conforme a disponibilidade de recursos.

 

A marca lança em média 20 discos por ano, com destaques em listas de melhores do ano e premiações nacionais e internacionais, além de patrocinar shows, livros, filmes e acervos digitais. Ao inaugurar a Casa Natura Musical, em São Paulo, amplia sua participação no entretenimento, com uma vitrine permanente para a rica e pulsante produção musical brasileira.

 

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza. Líder no setor de venda direta no Brasil registrou R$ 7,9 bilhões de receita líquida em 2016, possui mais de 7 mil colaboradores, 1,8 milhões de consultoras e operações nos EUA, França, Chile, México, Peru, Colômbia e Argentina. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação B Corp no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. A estrutura da companhia é composta por fábricas em Cajamar (SP) e Benevides (PA), oito centros de distribuição no Brasil, um hub logístico em Itupeva (SP) e centros de Pesquisa e Tecnologia em São Paulo (SP) e Nova York (EUA). Detém o controle da fabricante australiana de cosméticos Aesop, com lojas em países da Oceania, Ásia, Europa e América do Norte. Produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as consultoras Natura, pela Rede Natura rede.natura.net, por meio do app Natura ou em lojas em São Paulo, Rio de Janeiro, Paris e Nova York. Para mais informações sobre a empresa, visite www.natura.com.br e confira os seus perfis nas seguintes redes sociais: Linkedin, Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.

 

CONCERTOS DE LANÇAMENTO, COM ENTRADA FRANCA:

04/12 – Santa Cruz do Sul | 20h

Local: Espaço Camarim (Rua Marechal Floriano, 332) em Santa Cruz do Sul

 

06/12 – Porto Alegre | 20h

Local: Teatro Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Av. Independência, 75)

 

 

Assessoria de Imprensa do Projeto Chiquinho & Radamés

Dona Flor Comunicação

Raphaela Donaduce Flores | Jornalista

raphaela@donaflorcomunicacao.com.br

51 9 99757282 | 51 3208 1600

 

Assessoria de imprensa Natura Musical

Conteúdo Comunicação

Fone: 11 5056-9800

Paula Vianna: paula.vianna@conteudonet.com

Ligia Grammont: ligia.grammont@conteudonet.com

Veja todos os posts