Artistas percorrerão sete cidades do RS de bicicleta levando espetáculo de arte de rua

Publicado em: 24/10/2017

Prêmio Empreendedor Cultural – 3ª Edição apresenta: Pé de Vela – Arte e Sustentabilidade

De 30 de outubro a 17 de dezembro, artistas passarão pelas cidades Ivoti, São Sebastião do Caí, Montenegro, Estrela, Taquari, Triunfo e Esteio promovendo diversas atividades gratuitas, como um espetáculo de rua, oficinas, troca-troca de sementes crioulas e passeios ciclísticos com a comunidade

No dia 30 de outubro, as artistas Isandria Fermiano e Renata Nascimento iniciam uma viagem de 49 dias a bordo de suas bicicletas. Elas sairão de Esteio e percorrerão sete cidades do interior do RS: Ivoti, São Sebastião do Caí, Montenegro, Estrela, Taquari, Triunfo e Esteio, utilizando as magrelas como único meio de transporte. Serão 288 km de estrada, pedalando em média, 50 km por dia.

Em cada município, a dupla permanecerá durante uma semana, realizando diversas atividades, como um espetáculo de arte de rua, oficinas de malabarismo e teatro, além de passeios ciclísticos com a comunidade local. A dupla ainda leva na bagagem sementes crioulas para trocar em feiras pelas cidades que passarem, como forma de incentivar uma alimentação saudável, “semeando qualidade de vida com simplicidade”.

No espetáculo de rua, chamado “Pé de Vela”, Isandria e Renata apresentam as peripécias de duas viajantes de bicicleta que carregam na bagagem malabares, sacolas recicladas, vasos de plantas e muito bom humor para enfrentar as intempéries das estradas. Do ferro velho e objetos descartados nas ruas, transformam suas bicicletas em cenário. A trilha sonora é dos músicos Carina Levitan e Guilherme Ceron.

Contemplado pelo Prêmio Empreendedor Cultural – 3ª Edição, o projeto “Pé de Vela – Arte e Sustentabilidade” é realizado pela Cia Palma, com apoio institucional da Cida Cultural e patrocínio de RGE Sul, e surge para compartilhar experiências artísticas e proporcionar espaços de diálogo e convívio.

“PÉ DE VELA – ARTE E SUSTENTABILIDADE”

Quando: de 30 de outubro a 17 de dezembro

Onde: Ivoti – de 31 de outubro a 05 de novembro

           São Sebastião do Caí – de 07 a 12 de novembro

           Montenegro – de 14 a 19 de novembro

           Estrela – de 21 a 26 de novembro

           Taquari – de 28 de novembro a 03 de dezembro

           Triunfo – de 05 a 10 de dezembro

            Esteio – de 12 a 17 de dezembro

 

Confira a programação completa em cada cidade: www.ciapalma.com

Acompanhe o projeto: https://www.facebook.com/ciapalma/

Confira o vídeo de divulgação: https://vimeo.com/239550027

Cia Palma

A companhia surgiu em 2014 durante intervenções urbanas realizadas por Isandria Fermiano e Renata Nascimento. Em junho deste ano, estrearam o espetáculo A Onça no Chapéu em Porto Alegre/RS. Seguiram apresentando em praças, espaços públicos e vilarejos no interior e litoral da Bahia em 2015. E percorreram os estados de Alagoas e Pernambuco. Em 2016 a dupla realizou uma temporada de verão pelos países de Malta, Itália e Croácia, na Europa.

Em 2017 apresentaram seu novo espetáculo SEgunda tentATIVA pelo litoral gaúcho, participam do Street Art Festival, em Novo Hamburgo/RS e da 2ª Mostra Tua Graça Palhaça, em Porto Alegre/RS. Ainda neste ano a dupla participou da 40ª Convenção Europeia de Malabarismo, em Lublin na Polônia. Apresentou o espetáculo SEgunda tenATIVA, em Berlim na Alemanha e esquetes de malabarismo em Zadar, na Croácia. De volta ao Brasil, estão iniciando o projeto Pé de Vela – Arte e Sustentabilidade.

Isandria Fermiano

É atriz e diretora. Bacharela em Direção Teatral pela UFRGS em 2013. Participa do Grupo Cerco como atriz e assistente de direção. Desenvolve uma pesquisa sobre identidade de gênero Andróginos, onde atua como diretora, e faz intervenção poética com a persona Adolfo.De 2014 a 2016 com o Grupo Thema foi roteirista e diretora em campanhas para a Secretaria de Saúde de Porto Alegre. Recebeu indicações para o Prêmio Açorianos de Teatro de Porto Alegre por O Sobrado(2009) e por Incidente em Antares (2012).

Renata Nascimento

É artista cênica e visual. Em 2002 iniciou suas atividades como malabarista no Circo Girassol, integrando o elenco do espetáculo Pão e Circo. Junto ao grupo ContraQueda atuou nas performances: Estado de Espera, Ocupado e Laranja do Umbigo contemplados pela FUNARTE. Co-dirigiu o espetáculo Parafuso de Algodão, além de atuar e produzir as imagens projetadas. Renata já fez oficinas de malabarismo com Maksim Komaro, Marco Paoletti, Adrian Mondot e Morgan Cosper. E com os palhaços Tomate, Pepe Nunes e Biancorino. É formada em Comunicação Social, Jornalismo, pela PUC-RS. E desde 1999, paralelo ao malabarismo, desenvolve trabalhos na área da fotografia e vídeos.

artearte de ruabicicletabikeCarina LevitanciclismociclistaCida CulturalEsteioEstrelaGuilherme CeronIsandria FermianoIvotimalabarismoMontenegroPé de VelaPÉ DE VELA - ARTE E SUSTENTABILIDADEprêmio empreendedor culturalRenata NascimentoSão Sebastião do CaísustentabilidadeTaquariTeatroTriunfo